Dr. Thiago Righetto é médico ortopedista com especialização em traumatologia do esporte e cirurgia do joelho; atua també...
iMuito se fala sobre a prática de atividades físicas por jovens. E esse assunto gera muitas dúvidas referente ao período, carga, frequência, indicações e contraindicações. Principalmente em relação à academia na adolescência.
Idade para começar a academia
Na verdade, não existe uma idade mínima para que se iniciem as atividades físicas, desde que criança ou adolescente tenha desenvolvido equilíbrio, força e destreza e tome os devidos cuidados para evitar lesões.
Antes dos 10 anos de idade os treinos englobam atividades lúdicas na academia. Não com o objetivo de ganhar massa muscular, mas sim de tirar as crianças do sedentarismo. Atualmente, já existem até academias especializadas na faixa etária infantil no Brasil.
Cuidados antes e durante os treinos
O indicado é procurar um profissional da área para acompanhamento durante os treinos e, antes de iniciá-los, realizar a avaliação pré-participação esportiva.
Essa avaliação permite que com que o profissional de Educação Física tenha um panorama total do corpo do adolescente e, com isso, consiga afastar doenças e o risco ao paciente de se lesionar, entendendo suas limitações articulares ou musculares.
As lesões são causadas principalmente pela realização de exercícios sem supervisão.
Antes dos 16 anos de idade, todo praticante (sem exceções) deve ter o acompanhamento de um profissional especializado durante todo o treino. Não apenas na hora de montar a série a ser realizada.
Desta maneira, o aluno acaba melhor orientado sobre os exercícios mais indicados, assim como as repetições, posições e os pesos que devem ser usados.
Benefícios da musculação na adolescência
Geralmente um adolescente começa na academia com cargas menores e o aumento ocorre gradativamente, conforme o aluno evolui durante os treinos, intensificando aos poucos, respeitando o limite individual.
Vale ressaltar que a prática de atividades físicas, como a frequência nas academias, contribui positivamente para o desenvolvimento do adolescente.
Há quem se pergunte: "musculação na adolescência atrapalha o crescimento?". Durante essa faixa etária o osso sofre constante reabsorção e formação, que podem ser recuperadas através de sobrecarga e peso no mesmo. Ou seja, a musculação é benéfica aos jovens.
Até os 25 anos, o corpo faz seu próprio estoque ósseo e, durante a adolescência, é importante estimular-se, para evitar doenças futuras, como a osteoporose.
Além disso, os exercícios na academia, se realizados adequadamente, trazem outros benefícios para a saúde do adolescente. Afinal, ajudam a manter o equilíbrio hormonal, estimulam os ossos e os músculos e contribuem para um crescimento saudável.
Exercícios na adolescência
Confira como a atividade física na adolescência reduz risco de demência
Saiba por que adolescentes que se exercitam têm menos chances de câncer de mama
Veja alguns exemplos para incentivar seu filho adolescente a se movimentar