Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Mães e pais de primeira viagem tendem a buscar formas de conciliar a correria do dia a dia com momentos de proximidade com seu bebê. O Sling, técnica que consiste em utilizar um pedaço de tecido extenso para carregar a criança, vem ganhando cada vez mais popularidade.
O método, entretanto, não é tão moderno. Acredita-se que o uso de um pano como auxílio para carregar um bebê surgiu há centenas de anos, sendo utilizado por pessoas de diferentes países.
O sling pode ser utilizado por crianças de até quantos anos?
"Não há um consenso sobre a idade ideal de uso, pode ser utilizado desde o primeiro mês de vida se os pais tiverem um bom treinamento e supervisão", conta o ortopedista pediátrico Thiago Coelho Lima. "Há autores que recomendam o uso somente a partir de 4 meses de idade, quando a criança adquire o controle cervical. Usamos com minha filha de 3 meses de idade desde o primeiro mês de vida e gostamos da experiência. Geralmente, pode ser utilizado até 1 ano e 6 meses de idade", completa ele.
Saiba mais: Colar de âmbar: o que é, para que serve e riscos para o bebê
Como amarrar o sling?
Há diferentes formas de amarrar o sling, possibilitando que mamães e papais possam encontrar a maneira mais confortável de utilizar a técnica:
1- Amarração básica de sling
Essa é a técnica mais simples e comum de amarrar o bebê, o deixando na posição vertical e de frente para quem o segura.
2- Sling de argola
Esse modelo de sling vem com uma argola que permite ajustar o tecido, facilitando na escolha de tamanho e tensão.
3- Amarração lateral do sling
Nesse método o bebê possui um maior campo de visão, excelente para crianças um pouco maiores.
4- Posição de colo no sling
Essa amarração permite que o bebê fique deitado. Uma ótima opção para amamentação.
5- Amarração canguru do sling
Para essa amarração, o ideal é que se utilize um tecido com pouca elasticidade.
6 - Amarração de frente no sling
Ideal para bebês mais velhos, que gostam de interagir com pessoas ao seu redor.
7- Como usar o sling em bebês recém-nascidos
Por necessitarem de um maior apoio na cabeça, essa técnica é ideal para bebês recém-nascidos.
Mas qual é a melhor forma de amarrar o sling?
O ortopedista pediátrico recomenda o uso do wrap sling (o tecido de pano) para menores de 4 meses. "Ele permite ajuste fino e boa sustentação, com peso central do bebê no peito do cuidador, apoiado nos ombros, joelhos flexionados, apoio para a cabeça com o rosto descoberto na altura do pescoço do cuidador".
"Há recomendações específicas para cada fabricante, que devem ser observadas. Mas o mais importante são os princípios. Nós instintivamente sabemos a melhor forma de carregar o bebê nos braços: o deixamos na altura do peito para interagir e observar a respiração, seguramos a cabeça até terem controle do pescoço, apoiamos as costas e seguramos o quadril e as pernas para não caírem. O sling utiliza esses mesmos princípios" finaliza o ortopedista pediátrico Thiago Coelho Lima.
Além das diferentes formas de amarrar o sling, ainda é possível encontrar diferentes modelos de estampa. Cores mais quentes, frias, modelos listrados ou coloridos... As opções são diversas e para todos os gostos!