Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Dias de calor intenso, alergias, febre? Todo mundo já teve episódios de pele avermelhada alguma vez na vida. Mas o que fazer quando esse problema dura por dias? A Academia Americana de Dermatologia listou 10 possíveis motivos para explicar o por que sua pele está vermelha.
1 - Dermatite Seborreica
A dermatite seborreica, também conhecida como seborreia, é uma inflamação que causa vermelhidão na pele, podendo se espalhar por todo o corpo. A pele pode parecer excessivamente oleosa ou seca, descascada e com urticária.
Como tratar a dermatite seborreica: O tratamento é realizado através da aplicação de produtos recomendados pelo dermatologista, como shampoos e pomadas específicos para cada caso.
2 - Rosácea
A inflamação na pele chamada rosácea é mais comum em mulheres acima de 30 anos com fototipo baixo (pele branca e olhos claros). Os sintomas podem ser percebidos através da facilidade em ficar com as bochechas vermelhas, demorando mais para voltar ao normal com o tempo.
Como tratar a rosácea: Não há uma cura para a rosácea, mas é possível diminuir a vermelhidão da pele. O dermatologista irá identificar o tipo de rosácea que está ocorrendo e indicar o tratamento ideal para o caso.
3 - Alergias e irritações na pele
As irritações não agudas na pele podem ser causadas pela dermatite de contato. Ao entrar em contato com o fator que está causando irritação, a pele fica avermelhada, com coceira intensa e uma possível descamação. A dermatite de contato pode ocorrer por alergias a sabonetes, detergentes, cosméticos, perfumes, bijuterias ou até mesmo plantas.
Como tratar a dermatite de contato: O tratamento costuma acontecer naturalmente, quando a pele deixa de ser exposta ao causador da alergia.
4 - Reação a medicamentos
Um dos sintomas da alergia medicamentosa é a vermelhidão na pele, normalmente acompanhada de pequenas acnes. A aplicação de medicamentos por mais tempo que o indicado também pode causar uma reação na pele.
Como tratar a alergia medicamentosa: Ao ler a bula do medicamento é possível verificar se você deve evitar ficar exposta ao sol. Essa prevenção pode ser o suficiente para se livrar da vermelhidão. Porém, se os sintomas piorarem, é necessário buscar ajuda médica de imediato.
5 - Dermatite atópica
Também chamado de eczema atópico, a dermatite atópica causa erupções e crostas avermelhadas na pele, a deixando seca e com forte coceira. Bebês tendem a desenvolver essa alergia em suas bochechas, dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos.
Como tratar a dermatite atópica: Apesar de não possuir cura, os sintomas da dermatite podem ser aliviados através da aplicação de cremes hidratantes, evitando tomar banhos quentes, que podem piorar a condição. Tratamentos caseiros para o alívio da coceira como banhos com água de arroz também são indicados.
6 - Psoríase
A psoríase causa lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em formato de placas. A condição faz com que a pele produza uma grande quantidade de células em pouco tempo, deixando a pele com uma sensação de relevo.
Como tratar a psoríase: O tratamento depende do tipo e nível de psoríase, podendo ser feito com pomadas, cremes ou até mesmo fototerapia.
7 - Vasinhos
A falta de proteção ao tomar sol pode trazer consequências com o passar do tempo. Um dos possíveis efeitos do excesso de radiação ultravioleta é a formação de "vasinhos" no rosto, que são pequenas veias com uma coloração forte.
Como tratar os vasinhos: O tratamento normalmente é feito através de lasers, que ajudam a remover o vaso.
8 - Cobreiro
A herpes zóster, popularmente chamada de cobreiro, é uma infecção viral que causa bolhas na pele de cor avermelhada, forte dor e formigamento. É causada pela reativação do vírus varicela-zóster no organismo, o mesmo da catapora.
Como tratar cobreiro: O tratamento é feito com medicamentos antivirais e medicamentos para dor.
9 - Lúpus
O lúpus é uma doença inflamatória e autoimune que afeta diferentes órgãos e tecidos no corpo, podendo causar uma grande vermelhidão e inchaço no rosto. Seu diagnóstico é mais complexo, por isso é realizado uma série de exames antes de identificar a doença.
Como tratar a vermelhidão causada pelo lúpus: O uso de protetor solar, corticoides tópicos e anti-inflamatórios podem ser recomendados pelo dermatologista. O tratamento será feito em conjunto com outros médicos que tratam o lúpus.
10 - Câncer raro
A síndrome de Sézary é um tipo raro de linfoma que pode causar vermelhidão em grandes áreas do corpo, como as costas, por exemplo.
Como tratar a vermelhidão causada pela síndrome de Sézary: Por ser uma doença rara, os efeitos na pele só podem ser curados com o tratamento do câncer.
Não se esqueça de procurar um dermatologista para que o diagnóstico seja realizado de forma correta, já que diferentes fatores podem deixar a pele vermelha. Se os sintomas durarem mais de duas semanas e forem acompanhados de febre, vômitos e feridas, busque a ajuda de um médico.