Ginecologista e obstetra - autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”. Formado pela Faculdade d...
iRedatora das editorias de beleza, família e alimentação.
Além das diversas mudanças corporais e hormonais que as mulheres passam no período da gravidez, existem outros problemas que podem ser ainda mais propensos no período da gravidez, como a hemorroida. Atualmente, cerca de 15% das grávidas são afetadas por esse problema que, na maioria dos casos, provoca sintomas como dor na região anal, coceira e sangramentos.
Segundo o coordenador da obstetrícia da Maternidade Pro Matre Paulista, Mario Macoto, durante a gestação, o crescimento do bebê vai comprimindo os vasos sanguíneos da região pélvica. Isso dificulta a circulação do sangue, favorecendo a dilatação dos vasos, o que causa varizes.
Além disso, de acordo com o ginecologista, durante a gravidez, acontece um aumento da produção do hormônio progesterona, que relaxa a musculatura do intestino e contribui para a prisão de ventre. Assim, as fezes ressecam e a gestante tem dificuldade para evacuar, o que pode levar ao surgimento da hemorroida.
Quais são os sintomas de hemorroida na gravidez?
O sintoma mais comum é sangramento e dor quando vai evacuar, muita coceira na região do ânus, constipação (intestino preso) e algumas bolinhas na região anal, afirma o ginecologista Mario Macoto.
Como prevenir a hemorroida na gravidez?
"À medida em que a gestação vai avançando, há uma tendência de a grávida ter constipação. Então, para prevenção, é importante, desde o pré-natal, ter uma boa orientação alimentar, comer mais fibras, fazer atividades físicas e manter o mesmo horário para evacuar, para regular o intestino", recomenda o obstetra.
Como cuidar da hemorroida na gravidez?
Os sintomas da hemorroida podem ser aliviados a partir de alguns cuidados, como:
- Higienização: segundo o ginecologista, é recomendado evitar atritos na região da hemorroida que podem causar ferimentos. Ou seja, após evacuar, não utilizar papel higiênico e sim uma ducha;
- Alimentação: uma dieta rica em fibras ajuda a regular o funcionamento do intestino, diminuindo a prisão de ventre e reduzindo o esforço para defecar, que pode causar ainda mais dor e piorar o quadro.
Como aliviar a coceira da hemorroida na gravidez
Já para as coceiras, o tratamento deve ser feito com pomadas cicatrizantes. Além disso, banhos de assento também podem ser uma opção para aliviar esse incômodo.
Saiba mais: 6 tratamentos caseiros para hemorroida que funcionam
O que diminui a dor da hemorroida na gravidez
O uso de compressas quentes ou frias pode ajudar a aliviar as dores na região da hemorroida. Também é aconselhável evitar ficar muito tempo sentada. Apesar de tantos incômodos que podem surgir, o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli recomenda que as mães não se apavorem e consigam aproveitar a experiência da gravidez.
"Nesse momento, é muito importante saber diferenciar os sinais normais dos sinais de alerta, para não se limitar demais e deixar de viver este finalzinho tão gostoso. Além disso, é bom ficar atenta e procurar o seu obstetra sempre que apresentar uma anormalidade", afirma Domingos Mantelli.
Tudo que você precisa saber sobre gravidez
Entenda o que acontece com o corpo da mulher na gravidez
8 incômodos comuns na gravidez (e como se livrar de cada um deles)