Redatora das editorias de beleza, família e alimentação.
Para quem tem o costume de usar maquiagem diariamente, a importância da remoção e higienização não é novidade. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que o cuidado com a pele antes e durante a maquiagem é o principal fator que garante a durabilidade e qualidade da make.
Ao contrário do que se imagina, a maquiagem não precisa ser vilã da sua pele e pode sim ser aliada ao skincare, se usada de maneira consciente. Saiba como cuidar de cada tipo de pele antes, durante e depois da make.
Para peles oleosas e mistas
Antes da make
Segundo a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Tatiana Gabbi, a pele mista funciona, na prática, como a pele oleosa. Por isso, recomenda produtos a base de zinco que podem fechar os poros e controlar a oleosidade.
Pensando nessa composição ideal, a maquiadora Quezia Melo, do TP Beauty Lounge, lista o passo a passo dos produtos necessários para preparar uma pele oleosa ou mista para receber a maquiagem:
1.Gel de limpeza
2.Tônico adstringente
3.Hidratante em gel
4.Primer para pele oleosa
"Não hidratar o rosto faz com que a pele absorva qualquer água presente na composição dos produtos e aí acontece o efeito rebote, que é um aumento na produção de oleosidade na pele", explica a maquiadora.
Além da hidratação, a dermatologista recomendado o uso de vitamina C e filtros solares anti-oxidantes. Isso ajuda não só na fixação da maquiagem como também faz com que as bases não mudem de cor após a aplicação, devido à oxidação.
Durante a make
Para evitar danos à pele durante a maquiagem, é necessário utilizar produtos específicos para pele oleosa ou mista, como as bases e corretivos mattes. Eles promovem um efeito mais seco e opaco no acabamento da pele.
Porém, caso sua base não tenha o efeito matte, o uso de pó após aplicação dos produtos para a pele também pode oferecer esse efeito, pois é um produto rico em talco na sua composição e é capaz de absorver a oleosidade.
Saiba mais: 6 corretivos para arrasar na make até 25 reais
Após a make
"Se a gente não remove completamente a maquiagem, ela pode penetrar na pele e levar a quadros como acne cosmética, inflamação que acontece na pele", alerta a dermatologista Tatiana Gabbi.
Segundo ela, bases com cobertura mais alta, por serem a base de óleo, pode causar oclusão dos poros e isso pode levar a foliculite.
A dermatologista também ressalta que é importante para também higienizar frequentemente os pincéis e esponjas utilizados na maquiagem. Veja 8 tipos de pincéis essenciais.
A maquiadora Quezia Melo comenta o passo a passo de como deve ser feita a remoção da maquiagem:
1.Use um demaquilante, pode ser o micelar
2.Passe um tônico para retirar por completo qualquer resíduo de maquiagem
3.Hidrate e use seus produtos de cuidados diários
Para peles secas
Antes da make
Geralmente, o principal problema de quem tem pele ressecada é que muitos produtos acabam deixando um aspecto craquelado no rosto. A solução para isso está, mais uma vez, no cuidado com a pele, principalmente na preparação.
"É indicado hidratar muito bem e usar um primer hidratante. Assim, ao invés do acabamento ficar craquelado, a pele terá um aspecto muito mais acetinado e brilhante", afirma a dermatologista.
Além disso, a maquiadora Quezia Melo lembra que a área abaixo do olhos tende a ser a mais ressecada. Por isso, é importante usar um produto específico para essa região.
Confira o passo a passo dos produtos necessários para preparar a pele seca antes da maquiagem, segundo a maquiadora
1.Usar uma espuma de limpeza
2.Água termal
3.Tônico hidratante ou hidratante em creme
4.Primer
Saiba mais: Primer: para que serve, como usar e benefícios
Durante a make
Para a maquiagem de peles secas, é necessário optar por cosméticos que promovam a hidratação. ?Não é recomendado utilizar uma base com acabamento matte por conta do risco de craquelar, de irritar e descamar a pele? afirma a dermatologista.
Após a make
No caso das peles secas, quando for remover a maquiagem, é importante seguir os mesmos passos que os da pele oleosa, porém utilizando sabonetes e demaquilantes específicos. Além disso, é importante não esquecer da hidratação.
A dermatologista Tatiana Gabbi explica que é importante não só remover os produtos para a pele, mas também os cosméticos para olhos. "Algumas sombras e máscaras de cílios podem irritar os olhos e fazer lacrimejar durante a noite. Isso pode causar alterações oculares ou até uma ceratite, inflamação na córnea", explica ela.
"Independentemente se sua pele é oleosa, mista ou seca, a escolha de cada produto deve ser de acordo com cada necessidade. Porém, o cuidado diário com produtos de skincare é fundamental para todas as peles. E uma pele bonita indica saúde", ressalta a maquiadora Quezia Melo.
Maquiagens dermocosméticas
Além disso, a maquiadora recomenda o uso de maquiagens dermocosméticas para qualquer tipo de pele, pois esses produtos possuem maior capacidade de penetração na pele.
"Dermocosméticos têm a função de melhorar a pele a longo prazo. Ao mesmo tempo que é um cosmético para embelezar a pele, funciona como um produto de tratamento", explica a dermatologista.
Segundo a maquiadora, além de auxiliar na camuflagem de imperfeições da pele, os dermocosméticos possuem a vantagem de proteger a pele contra as irradiações solares, promove o controle da oleosidade e podem até prevenir manchas na pele.