O Dr. Marcelo Wulkan é médico desde 2002, cirurgião plástico e membro especialista e titular da Sociedade Brasilei...
iFim de ano chegando e muita gente já fez a tão desejada rinoplastia. Logo em seguida, vem a vontade de cuidar do corpo, mas você não sabe se pode fazer exercícios depois da operação.
O pós operatório da rinoplastia costuma ser tranquilo e sem surpresas, mas nem por isso deve ser feito sem cuidados. É importante que a paciente seja examinada com frequência no pós operatório imediato, especialmente nas 3 primeiras semanas, quando podem ocorrer intercorrências.
Durante esse mesmo período, o cirurgião plástico vai poder avaliar como está sendo a recuperação e indicar de maneira individualizada quais exercícios físicos podem ser retomados pela paciente.
Rinoplastias complexas ou secundárias que utilizam cartilagem de costela costumam demandar mais tempo sem exercícios pois o movimento de rotação do tórax pode incomodar um pouco a paciente.
Outro fato a ser notado é que, dependendo do exercício físico, a frequência cardíaca pode aumentar e, com isso, causar um sangramento dentro do nariz, especialmente se os cornetos forem operados ao mesmo tempo que a rinoplastia.
O motivo disso é que os cornetos (carnes esponjosas) tem muitos vasos que são "queimados" na cirurgia para não sangrar. Se a frequência cardíaca aumentar para acima de 100 batimentos por minuto, um coágulo pode se soltar e iniciar um sangramento.
Mas você quer saber exatamente quando vai poder fazer seus exercícios, não é? Elaborei uma lista, mas alerto que não serve para todos os pacientes, pois cada pessoa pessoa ser examinada e liberada para fazer exercícios físicos pelo cirurgião plástico que a operou.
- Caminhadas leves são permitidas no dia seguinte da cirurgia (ex: andar dentro do prédio por 5 minutos, sem ficar suada, a cada 2-3 horas)
- Caminhadas sem impacto podem ser feitas, dependendo do caso, após 7-10 dias
- Caminhadas mais rápidas após no mínimo 30 dias
- Corridas e atividades aeróbicas após 50 dias
- Natação em piscina tratada com ozônio: dependendo do caso, pode ser feita após 3 meses
- Mergulho com cilindro: devido a alta pressão da máscara sobre o nariz, no mínimo, 6 meses
- Lutas, capoeira, MMA: são esportes de risco e a paciente que for praticar deve saber que o impacto no nariz pode comprometer o resultado. Sabido isso, pode ser feito após 2 meses
- Esportes com risco de colisão e trauma nasal (ex: futebol, tênis, basquete, vôlei e etc) seguem o mesmo princípio das lutas
- Musculação leve sem atividade aeróbica: se tiver boa evolução, 10 dias
- Musculação pesada: mínimo 30 dias
- Ballet: 30 dias
- Pilates: 30 dias (ou 15 dias se não baixar a cabeça sucessivas vezes)
Por fim, enfatizamos novamente que essa "lista" deve ser validada pelo cirurgião plástico que operou o paciente. Cada cirurgia é diferente e tem particularidades que precisam ser respeitadas, assim como tem pessoas que tem maior facilidade de sangramento/infecção do que outras.
Invista na sua segurança e não tenha pressa. Foque na recuperação plena da sua rinoplastia e com isso suas chances de obter melhores resultados aumentam bastante.