Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
No Brasil, é considerado black power todo cabelo crespo com grande volume. Muito marcante nas décadas de 60 e 70, esse visual traz em si uma grande parte da história, representando um movimento que dura até os dias atuais.
O uso do black power vai muito além do estilo. Ainda visto com olhares questionáveis por muitas pessoas, esse tipo de cabelo é usado, também, como uma forma de representação e empoderamento.
Saiba mais: Transição capilar: como fazer e quanto tempo dura
Qual tipo de cabelo forma o black power
Por ter como sua maior característica o volume e suas raízes históricas, os tipos de cabelo que formam o visual black power são, normalmente, os tipos 3C, 4A, 4B e 4C, conforme a popular tabela que classifica as curvaturas dos cabelos.
Entenda mais sobre tipos de cabelo.
Como cuidar do black power
Para garantir o volume e a saúde dos fios, alguns cuidados mais específicos são necessários.
1- Lavar
Por possuir uma curvatura mais fechada, a oleosidade natural do couro cabelo não consegue percorrer pelos fios crespos, deixando as pontas desse tipo de cabelo mais secas. Assim, é recomendado a aplicação de shampoo apenas na raiz.
“O shampoo é o produto mais importante para estes tipos de cabelos, pois se ele não for suave e hidratante (sem sulfato e com matéria prima de qualidade) ele resseca muito o fio e retira qualquer tratamento”, explica Soraia Ferretti, diretora do salão Lunablu.
2- Hidratar
“O cabelo crespo precisa de mais hidratação sempre. O óleo produzido pelo couro cabeludo tem dificuldade para chegar até a ponta do fio, logo, isso requer maiores cuidados com hidratação e umectação dos cabelos”, explica a dermatologista Camila Rosa.
A umectação com óleos vegetais é uma ótima alternativa para a nutrição e hidratação dos fios. Para realizá-la, basta aplicar o óleo de sua preferência no comprimento do cabelo, evitando a raiz. Deixe agir por pelo menos 2 horas.
Se preferir, também é possível realizar uma umectação noturna, aplicando o óleo durante a noite e só lavar o cabelo no dia seguinte.
Algumas opções de óleos vegetais são:
3- Desembaraçar
Todo cabelo que possui algum tipo de curvatura não deve ser penteado seco. Além de danificar o formato do fio, essa atitude causa a quebra do cabelo, aumentando o frizz. Por isso, é recomendada a aplicação de algum creme antes de começar a desembaraçar.
A dermatologista Camila Rosa recomenda que os fios sejam penteados com cuidado, iniciando sempre nas pontas e progredindo para o sentido da raiz. Pentes com dentes largos são uma ótima opção para desembaraçar o cabelo sem causar a quebra dos fios.
Ainda de acordo com a médica, deve sempre se utilizar produtos próprios para os fios crespos, com maior poder de hidratação. É importante evitar acúmulo de produtos na raiz para não desencadear dermatite no couro cabeludo.
4- Secar
O uso excessivo de secador pode ressecar o cabelo. Por isso, é recomendada a aplicação de um protetor térmico. O protetor, muitas vezes, é vendido em forma de óleo, o que também ajuda na nutrição do cabelo.
O difusor pode ser uma ótima ferramenta na hora de secar os cabelos crespos e cacheados. O objeto também pode ser utilizado para modelar o black power, auxiliando na hora de dar um formato mais arredondado ao corte.
Usando o pente garfo
O uso do pente garfo se iniciou juntamente com a ascensão do movimento negro, sendo utilizado, principalmente, por pessoas com cabelo black power.
O objetivo do pente garfo é dar mais volume ao cabelo. Ele pode vir em diferentes formatos: madeira, plástico, metal ou com um maior número de dentes.
Para usar o pente garfo, siga os seguintes passos:
- Insira os dentes do pente na raiz do cabelo, horizontalmente
- Puxe o pente para cima, desgrudando a raiz do couro cabeludo
- Retire o pente garfo ainda na forma horizontal
O volume do cabelo será definido conforme a quantidade de vezes que você repetir esses passos. Quanto mais aplicações, maior será o volume. A dermatologista Camila Rosa explica que o uso pode ser diário, contanto que o pente garfo seja utilizado da forma correta.
Estilos de black power
Se engana quem pensa que o cabelo black power só pode ser utilizado de uma maneira. Há uma variedade de cortes e formatos para garantir um visual poderoso e moderno. Confira algumas opções:
1- Franja
Cabelos crespos e cacheados também podem ter franjas. O corte pode ser lateral ou mais centralizado, acompanhando o formato da cabeça.
2- Curto
Cortes no estilo black power em cabelo curto costumam seguir um formato mais arredondado e uniforme.
3- Colorido
Desde das tradicionais luzes até cores mais vibrantes, as opções para o cabelo crespo são diversas. Ao contrário do que muita gente pensa, a pintura dos fios crespos e cacheados não fazem a curvatura do cabelo perder o formato enrolado.
"Tintura não irá alterar a forma dos fios. O único cuidado que se precisa ter é de manter a realização de hidratação pós descoloração", explica a dermatologista Camila Rosa.
Black power masculino
O cabelo afro masculino também possui uma variedade de opções. Além do black em seu formato tradicional, uma das alternativas é apostar em cortes com as laterais mais curtas, criando mais volume na parte central do cabelo.