O tender é um daqueles pratos que estão quase sempre presentes nas comemorações de fim de ano e datas especiais, fazendo parte dos momentos de saborear o prazer da comida na companhia dos entes queridos. No entanto, quando consumido em excesso, o alimento pode não fazer parte apenas das memórias boas: o exagero pode trazer malefícios à saúde.
As nutricionistas Karina Dantas Coelho, Damaris Gonçalves Fabri e Amanda Canineo explicam como o tender é feito e como isso pode fazer o consumo frequente prejudicar à saúde. Veja a seguir:
Do que é feito o tender?
O tender é simplesmente uma peça de pernil suíno cozido e defumado. As técnicas para isso variam: uns são apenas salgados e deixados para secar (como o presunto cru espanhol); outros podem ser curados em salmoura por vários dias e, depois, defumado; há ainda o pernil que é cozido primeiro e depois defumado.
A carne apresenta, em média, 32g de proteína em 100g de produto, um fator considerado positivo. Mas é exatamente o processo de salgar e defumar a carne que faz o tender ser considerado um tipo de alimento não saudável. Ele acaba ficando com altas concentrações de sódio e de gordura.
Comer tender faz mal a saúde?
É importante ressaltar que o prejuízo ou benefício à saúde provocado pela ingestão de um alimento está relacionado com a quantidade e a frequência de consumo. Ou seja, comer alimentos curados e defumados direto e em grandes quantidades pode sim ser prejudicial à saúde.
Isso porque, em 100g de tender defumado, encontramos em média até 1100 mg de sódio (o valor varia de acordo com a marca). Ele corresponde a 73% da recomendação de ingestão diária desse mineral. E, quando consumido em excesso, o sódio está associado a condições como hipertensão, problemas nos rins e cardíacos.
Além disso, a quantidade de gordura do tender também é muito superior à encontrada no peru, por exemplo. Um corte de 100g de pernil possui, aproximadamente, 13,9g de gorduras totais, mais que o dobro, o que também está associada ao aumento do colesterol ruim (LDL).
Quantidade de consumo indicada
Em relação ao tender defumado não há muitas opções "saudáveis", porque o produto é semi pronto. Por isso, existe a recomendação de consumo esporádico e controlado desse alimento. A combinação de ingredientes como abacaxi, que é uma tradição natalina, pode agregar benefícios à preparação, como a presença das enzimas digestivas da fruta.
O mais indicado para uma alimentação saudável é substituir o tender pelo pernil do porco, sem defumação. Utilizar outro corte suíno como o lombo também é uma opção, já que ele possui alto teor protéico e menor concentração de gordura.
Sugestão de carne para o natal
Peru de natal, chester ou frango: qual é o mais saudável?
Opte pelas versões magras na ceia de Natal
6 receitas práticas com frango para a ceia de Natal