Redatora especializada na produção de conteúdo para família, beleza e alimentação.
As franjas nunca saem de moda justamente pelo seu poder de mudança: em um único corte, ela consegue transformar um visual simples em algo moderno e despojado. Se você tem vontade de cortar a franja, mas acredita que não combina com seu formato de rosto, não se engane, porque para cada tipo de rosto há um tipo de franja.
Tipos de franja
De acordo com o hair stylist Rodrigo Cintra, idealizador do The Art Saloon, os principais tipos de franja são:
- Cortininha: pouco abaixo das sobrancelhas, repartida ao meio com camadas nas laterais para suavizar o look
- Clássica: na altura das sobrancelhas, remete um ar mais angelical
- Baby bangs: comprimento bem curto, podendo ser feita reta ou desconectada
- Diagonal: tem o formato irregular e pode começar na altura dos olhos terminando próximo da sobrancelha ou no final do nariz até a região da mandíbula
- Franjão: acompanha um cabelo mais longo e traz leveza e movimento ao visual.
Franja para cada tipo de rosto
Rosto oval e triangular: se o seu rosto é mais oval do que triangular opte por uma franja cortininha. De acordo com Rodrigo Cintra, coapresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT), o corte em triângulo deixa parte da testa à mostra, conseguindo afinar o maxilar e valorizar a mandíbula.
Já se o formato for mais triangular com traços mais angulares é indicado a franja diagonal. Neste tipo de franja o corte se inicia no final do nariz e fecha na região da mandíbula.
Rosto quadrado: franja na altura dos olhos ou nariz, geralmente, caem muito bem neste formato de rosto, podendo ser usada tanto dividida ao meio quanto jogada para o lado.
Rosto redondo: opte por franja cortininha, mas neste caso o hair stylist Rafael Fagundes indica um formato mais longo nas laterais e com caimento desfiado.
Rosto fino e comprido: os especialistas recomendam franja na altura dos olhos ou das sobrancelhas com corte desfiado para trazer um aspecto de volume.
Vale lembrar que as franjas laterais são versáteis, ou seja, combinam com todos os tipos de rosto. Então se ainda restou dúvida, aposte neste tipo. Se você tem o cabelo cacheado opte por tipos de franja mais longas para acompanhar o peso do cabelo.
Como cortar a franja em casa
Você, provavelmente, já deve ter visto algum vídeo na internet de pessoas que se arrependeram ao cortar a franja em casa. Há chances de acontecer o mesmo com você. Por isso, os cabeleireiros não recomendam cortar nenhum tipo destas franjas sozinho.
A única franja mais fácil e indicada para cortar em casa é a de corte reto. Confira abaixo o passo a passo de como cortar a franja em casa, ensinada pelo hair stylist Rafael Fagundes:
1º passo: com os cabelos penteados, divida a parte da frente do cabelo em formato de triângulo para que cubra a testa;
2º passo: enrole bem a mecha para não misturar a mecha da futura franja com os fios das laterais.
3º passo: comece cortando aos poucos, primeiro na altura da boca, depois na altura do nariz e se quiser mais curta continue o procedimento até que chegue na altura desejada.
O recomendado é não cortar tão curta na primeira vez, porque caso dê errado ainda é possível prender essa mecha de cabelo.
Como cuidar da franja
Se você deseja ter franja, saiba que os cuidados com ela são essenciais. "Pode estilizar com produtos antifrizz, óleo ou spray de brilho. Nesse caso, só ficar atenta à quantidade para não exagerar e deixar aquele aspecto oleoso", instrui Rodrigo Cintra.
Ele ainda indica para quem gosta de escovar, o ideal é fazer o movimento de cima para baixo. Depois basta bater o secador e alinhar com os dedos para ter movimento e naturalidade. Além disso, pode retocar o corte a cada 15 dias no salão.
Pele oleosa + franja
Quem tem pele oleosa sempre se questiona se os cuidados com a pele mudam depois de cortar franja. Mas, na verdade, eles serão os mesmos.
"Se a pessoa cuida da pele oleosa, não terá problemas por conta da franja. Se, por acaso, a oleosidade aumentar após o uso do secador na região, o ideal é prender a franja e higienizar a pele, como de costume", recomenda o hair stylist Rodrigo Cintra.