Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
Seu bebê
Com 10 semanas de gravidez o peso do seu bebê pode variar entre 3 e 5 gramas. Ele está com 3 cm medidos da cabeça ao bumbum e seu tamanho é equivalente a um morango.
A ginecologista e obstetra Ana Paula Aquino da Huntington Medicina Reprodutiva, explica que a cabeça do bebê está um pouco mais proporcional ao restante do corpo. As orelhas ficam na parte inferior, próximo à nuca, mas elas vão se deslocar para o local certo à medida que crescer.
Os olhos também estão se desenvolvendo. A estrutura óptica básica está no lugar e as pálpebras estão começando a cobrir os olhos, que ainda se encontram nas duas laterais da cabeça.
A coluna já é bem visível ao ultrassom. Seu bebê já tem mãos, pés e dedos completos. A formação da estrutura do cérebro, cabeça e a massa cerebral aumentará. Também terão se formado os membros, abdômen e ossos.
Agora, o cérebro do seu bebê produz em torno de 250 mil neurônios por minuto, e chegará, no momento do nascimento, a 100 ou 200 bilhões de neurônios.
O fígado do pequeno já trabalha e o estômago secreta sucos digestivos. O coração está quase completamente desenvolvido. Os pulmões são os únicos órgãos que ainda não funcionam (só após o nascimento). Eles já estão formados, mas precisam amadurecer.
O diafragma está completo e o bebê faz movimentos respiratórios. Os restantes órgãos continuam a desenvolver-se e a posicionar-se corretamente. O sistema nervoso já reage a estímulos e muitos dos órgãos começam a funcionar.
Os rins estão, agora, em plena atividade, filtrando o sangue e produzindo uma maior quantidade de urina. Estão ainda deslocando-se para as suas posições definitivas, na parte superior do abdómen.
Os minúsculos dentes de leite já estão começando a se formar, embora nenhum deles vá aparecer nas gengivas antes do intervalo entre 6 e 10 meses após o nascimento.
Sua gravidez
O volume da glândula tireóide tende a aumentar durante a gestação e é possível que você consiga notar isso ainda no 1º trimestre. Isso acontece porque a tireóide materna sofre hiperplasia (aumento no número de células) e hipertrofia (aumento no volume das células), aumentando a produção de hormônios tireoidianos. A especialista explica que, durante a gestação, há uma necessidade aumentada de hormônios tireoidianos.
Além dos sintomas já existentes, como esgotamento físico, enjoo matinal e possível dor nas costas, você pode perceber maior acúmulo de saliva na boca. Esse desconforto geralmente está relacionado às náuseas e vômitos, mas costuma desaparecer junto com eles no final do segundo trimestre.