Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
Seu bebê
Com 11 semanas de gestação, o tamanho do seu bebê está em torno de 5 centímetros, seu peso varia entre 4 e 6 gramas. Seu tamanho é equivalente a uma couve de bruxelas.
Durante a ultrassonografia, já é possível perceber a presença de olhos e orelhas, mas ele ainda não consegue ouvir nada. As ligações do ouvido interno com o cérebro não estão completas e as orelhas ainda vão se deslocar para a região lateral da cabeça.
Os olhinhos já têm o cristalino e um esboço da retina, mas ele ainda não pode perceber a presença de luz, pois o nervo óptico ainda não se desenvolveu o suficiente.
A boca pode abrir e fechar e o cordão umbilical está completamente desenvolvido, fornecendo nutrientes para o bebê assim como a placenta. Os intestinos, que antes estavam dentro do cordão umbilical, agora já entram na cavidade abdominal do bebê.
Os ossos começam a se solidificar, mesmo que ainda sejam de um material flexível. O sistema nervoso do bebê vai se desenvolvendo e seu cérebro e terminações nervosas se conectam por meio de impulsos elétricos.
Uma fina camada de pele vem se formando sobre o corpo do bebê durante as últimas semanas. Outra camada se transformará em unhas nas mãos e nos pés.
Sua gravidez
A obstetra Ana Paula Aquino da Huntington Medicina Reprodutiva, indica que durante essa semana os desejos podem começar a aparecer. Suas emoções tendem a ficar imprevisíveis devido às oscilações hormonais e talvez você se sinta mais cansada.
Mesmo que a barriga ainda não esteja visível, seu útero cresceu muito e já ocupa a pélvis a ponto de poder apalpar a região do púbis. Os seios continuam mais delicados e pesados.
Cuidados
A médica afirma que a gestante precisa de 80 a 100 miligramas de vitamina C por dia. Essa vitamina ajuda o bebê a construir novas células e a desenvolver ossos e dentes saudáveis.
Acrescentar laranja, mamão, morango e brócolis à sua dieta pode facilmente aumentar a ingestão da vitamina C.
Veja o que as outras vitaminas podem fazer por você e pelo desenvolvimento do seu bebê e converse com seu médico para entender se há necessidade da suplementação vitamínica:
- VITAMINA A: Participa do desenvolvimento das células, coração, aparelho circulatório e digestivo do bebê.
- COMPLEXO B: Essa família inclui as vitaminas B1, B2, B3, B6, B12 e o ácido fólico. Elas contribuem para a formação de células novas. A vitamina B6 ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê e a B12 é importante para a produção de células vermelhas no sangue.
- VITAMINA C: Ajuda a produzir tecidos novos, portanto é fundamental para o desenvolvimento do bebê. Além disso, ela ajuda o organismo a absorver o ferro dos alimentos.
- VITAMINA D: É fundamental para a absorção do cálcio e para o desenvolvimento dos ossos e dentes do bebê.
- VITAMINA E: É antioxidante que ajuda a defender as células.