Médico, nutrólogo e presidente da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia;...
Há teorias que mostram que o cérebro humano cresceu em função do cozimento dos alimentos. E uma das explicações para isso, seria o processo de desnaturação das proteínas animais, que tornou sua absorção mais rápida, fácil e com menor gasto energético para o nosso organismo.
De acordo com estudo publicado na edição online da revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a carne cozida, por exemplo, pode fornecer muito mais energia do que a crua. Mas então, seria mais saudável para o nosso corpo então consumir os alimentos sempre cozidos, incluindo verduras, legumes?
Como preparar alimentos
Eu diria que não há uma resposta tão certa assim. Isso porque em alguns casos, o cozimento pode ter um efeito negativo sobre os nutrientes dos alimentos (deixando-os mais pobres). Em outros, o efeito é positivo (tornam-se ainda mais ricos). Por isso, a resposta pode variar muito.
Mas como saber quais alimentos cozinhar e quais comer cru? Diversos fatores devem ser considerados na decisão de comer alimento cozido ou cru, como o método de preparo, o tipo de alimento e os nutrientes específicos que você quer consumir. Um bom exemplo que podemos citar é o tomate.
Segundo outro estudo, publicado no Journal of Agriculture and Food Chemistry, tomates cozidos têm cerca de três vezes mais licopeno (um carotenóide que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, goiaba, entre outros alimentos). E ele é algo muito positivo para o nosso corpo.
É um tipo de fitonutriente bastante benéfico para a saúde do coração, ajuda a reduzir o risco de desenvolver o câncer de próstata e outros tipos de câncer. Entretanto, o tomate cozido tem menos concentração de vitamina C. No caso dele, não há uma forma melhor de consumir. Depende do que cada um espera ao comer o fruto.
Dessa forma, não vejo motivos para a preocupação entre alimento cozido e cru. O importante e necessário é comer mais frutas, legumes e vegetais, independente do jeito com que eles vão ser preparados. É claro que a higienização é sempre essencial. Mas você pode escolher a maneira que você mais gosta, lembrando de sempre incluí-los em suas refeições.
Alimentos cozidos e crus
Legume e verdura crus ou cozidos: como obter o melhor de cada alimento
Como diminuir a perda nutricional dos alimentos ao cozinhá-los
Alimentos crus: quais são os melhores alimentos para consumir assim