Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
Seu bebê
Com 28 semanas de gravidez seu bebê tem aproximadamente 35 centímetros e peso cerca de 1,2 quilo. Seu tamanho é equivalente a um pé de alface.
A ginecologista e obstetra Fernanda Mauro afirma que a visão do bebê está mais reativa em relação a luminosidade e aos sons. O tato na barriga também é percebido por ele.
Durante essa semana, os sulcos e giros (estruturas do cérebro) estão em processo. Isso faz com que o bebê fique mais ativo, com seus sentidos mais aguçados e sua movimentação mais intensa.
Nesse período, a audição do bebê está mais desenvolvida. Compartilhar as músicas que te agradam com ele, pode ser um bom caminho. Ambientes com ruídos que são incômodos para a mãe, podem incomodar o bebê também. No entanto, não há necessidade de restrições sociais.
Sua gravidez
Seu útero está aproximadamente 8 centímetros acima do umbigo. Com isso, ele acaba pressionando o estômago e isso pode causar refluxo ou azia.
Assim como nas outras semanas, as modificações hormonais também podem causar prisão de ventre. Além disso, com o aumento da idade gestacional, o peso do abdômen pode dificultar as funções intestinais.
Ajustar a alimentação e permanecer ativa durante a gestação, caso não haja restrições, é um ótimo começo para se adaptar melhor ao desconforto.
O colostro, primeiro leite que sai das mamas, começa a ser produzido a partir do 2º trimestre, devido os estímulos hormonais da prolactina e do lactogênio. Portanto, em algumas gestantes pode acabar vazando. O acontecimento é normal e não deve gerar preocupações.
Cuidados
Devido ao peso abdominal e à mudança do seu centro de gravidade, é comum a perda de equilíbrio. Portanto, evitar usar salto e andar sempre atenta é muito importante.
Antes de dormir, evite ingerir grandes porções de comida. Isso pode piorar a azia e dificultar o sono. Se sentir desconforto respiratório, durma com a cabeça levemente elevada.