Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
Seu bebê
Com 35 semanas, o neném já está maior, menos enrugado e mais gordinho. Ele tem aproximadamente 45 centímetros e pesa em torno de 2 quilos. Seu tamanho é equivalente a um melão grande.
De acordo com o ginecologista e obstetra Amaury Teixeira, seu bebê está revestido por uma camada chamada vérnix caseoso, um creme secretado pela pele do bebê que serve para sua proteção.
O pulmão segue se desenvolvendo e faz movimentos respiratórios para treinar e o pequeno conseguir respirar fora da barriga.
Se você vai tentar o parto normal, existem alguns exercícios possíveis que você pode fazer caso seu bebê esteja sentado (pélvico) ou transverso, para que tente fazer ele virar de cabeça para baixo. Converse com seu médico para que ele lhe indique as melhores opções.
Sua gravidez
Entre as semanas 33 e 37 é recomendado realizar o exame GBS. Através dele é feita a pesquisa do Streptococcus agalactiae ou do grupo B, uma bactéria que pode existir na vagina ou no reto da gestante.
Para as gestantes portadoras da bactéria, é necessário fazer a profilaxia para garantir a prevenção do bebê na hora do parto. Caso o bebê for contaminado, essa bactéria pode se desenvolver com rapidez causando infecções graves à criança. Entenda melhor o que a bactéria Streptococcus pode causar nas gestantes.
A sua mala da maternidade já deve estar pronta, afinal você pode entrar em trabalho de parto a qualquer momento. Além disso, o especialista recomenda que você faça consultas frequentes com seu médico para que ele possa acompanhar o peso e tamanho do neném, bem como a quantidade do líquido amniótico e o grau de maturidade da placenta.