Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
Seu bebê
Na 36ª semana de gestação, o bebê está passando para o nono mês. Ele tem aproximadamente 47 centímetros de comprimento e seu peso gira em torno de 2,3 quilos. Seu tamanho é equivalente a um pé de alface grande.
Durante essa fase, praticamente todo desenvolvimento do cérebro e da audição está completo. No entanto, o pulmão ainda está tendo um leve desenvolvimento e continua treinando os movimentos respiratórios.
De acordo com o ginecologista e obstetra Amaury Teixeira, nesse período a quantidade de líquido amniótico começa a diminuir. "O neném está maior, com mais tecido gorduroso e quase pronto para nascer", explica.
Sua gravidez
Nesta fase, é importante saber a hora de ir para o hospital. De acordo com Amaury Teixeira, os sinais são:
- Uma ou duas contrações a cada dez minutos (com duração de 40 a 50 segundos)
- Perda de líquido (rompimento da bolsa)
- Sangramento via vaginal
Caso isso sinalize o início do trabalho de parto, o bebê ainda nasce prematuro.
Cuidados
O especialista explica a importância de observar a pressão arterial e o inchaço dos membros inferiores da gestante. "Existe uma doença chamada pré-eclâmpsia, que pode levar à perda de proteínas pela urina, inchaço e até mesmo convulsões em casos mais graves. Sempre que houver inchaço e pressão alta, devemos considerar a pré-eclâmpsia".
Durante essa fase, considere alimentos leves para sua refeição. Isso porque, seu útero está muito grande e pode comprimir seu estômago, dificultando a digestão e causando refluxo.
Sua bexiga também estará apertada, principalmente se o seu bebê estiver de cabeça para baixo. Isso aumentará a vontade de ir ao banheiro. No entanto, você perceberá que irá eliminar pouca quantidade de urina, porque sua bexiga está sem espaço para acumular grandes quantidades.
Além disso, esses cuidados devem ser feitos com controle semanal em consultas. O ginecologista aponta que, durante esse período, um exame que pode ser solicitado é a cardiotocografia.
Esse exame é um eletrocardiograma que controla a contração do útero, batimentos cardíacos e os movimentos do bebê. Além disso, avaliação com cardiologista e exames de laboratório para verificar anemia ou infecção urinária também são importantes de serem realizados antes do parto.