Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
Com 11 semanas seu bebê está maior e até mais gordinho, perdendo as características do recém-nascido, que parece ser mais frágil. Mas até os 6 meses de idade, outras mudanças ainda podem aparecer.
A cor dos olhos do seu bebê, por exemplo, pode ser que não esteja definida ainda e possa ficar mais clara ou mais escura do que está hoje. Os cabelinhos também passam por mudança, portanto se seu filho ainda não tem muito cabelo, não se preocupe pois é normal.
Os passeios externos são ótimos aliados para a saúde dele, desde que sejam feitos em lugares arejados, seguros e sem aglomerações. O bebê precisa tomar sol, pois ajuda a ativar sua vitamina D.
A pediatra Thais Chaves recomenda que o banho de sol seja feito em diferentes horários. Entre as 10 até às 15 horas, deixe o bebê apenas pelo período de 5 minutos, pois neste horário é sol é muito forte. De manhã (antes das 10 horas) e no final da tarde, está liberado deixar o bebê mais tempo, em torno de 20 minutos.
Durante os passeios e a rotina em casa, a conversa com o bebê ajuda em seu desenvolvimento. Ouvir a voz dos pais e reconhecê-las os ensina a vocalizar.
Além disso, os pais devem aproveitar quando estiverem em casa para fazer o contato pele com pele com o bebê. Esse contato é importante para aumentar o vínculo entre os pais, a segurança do bebê e quando feito com a mãe, ajuda na produção do hormônio da amamentação.
O bebê ainda não tem a capacidade de reconhecer seu reflexo no espelho, mas colocá-lo de frente a sua imagem pode ser um passatempo divertido para o bebê que estará entretido em descobrir quem é o bebê do reflexo. Porém, faça isso com ele no seu colo para evitar que se machuque.
Mesmo recebendo a atenção necessária, ele pode ficar irritado. Segundo a pediatra, ele pode ficar assim por estar com fome, sono, estar sujo, sentindo muito calor ou frio, preferir ficar em determinada posição e até mesmo por tédio.
A recomendação da pediatra é que os pais estejam atentos à demanda, mas que caso estas não estejam funcionando, a dica da médica é que troquem o cômodo onde estão com o bebê.