Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
O bebê com 14 semanas apresenta um desenvolvimento gradativo em relação à semana passada, ganhando mais habilidades e aprimorando as já existentes, como a sustentação da cabeça, coordenação dos membros e levar objetos até a boca.
Essa fase do bebê é conhecida como fase oral, isso quer dizer que ele começa a conhecer o mundo pela boca e inevitavelmente passa a levar os objetos à boca. Por isso, a recomendação da pediatra Ana Fonseca é que se mantenha o ambiente onde a criança fica completamente higienizado, assim como seus brinquedos e mordedores.
Também é importante se certificar de que os brinquedos do bebê não contenham peças pequenas nem tóxicas..
Além dos brinquedos, o contato físico continua sendo uma prática benéfica para a criança. A respiração da mãe, assim como a frequência cardíaca e o cheiro são fatores que influenciam para o bem-estar físico e psíquico do bebê.
A chupeta também é um item comumente usado para "acalmar" o bebê. No entanto, de acordo com a médica, nenhum bebê precisa de chupeta. "O que acontece é que a chupeta, muitas vezes, vem suprir alguma deficiência, seja no relacionamento mãe e bebê, ou a necessidade de sucção maior da criança e esgotamento materno", explica.
No entanto, os riscos envolvem deformidade na arcada dentária e desmame precoce. Por isso, converse com o pediatra do seu bebê para que a introdução da chupeta seja discutida e bem avaliada. Além disso, existem diversos modelos disponíveis no mercado, o pediatra poderá ajudar na escolha do melhor modelo para o bebê caso o uso da chupeta seja considerado pelos pais.