Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, beleza, família e bem-estar, com foco em qualidade de vida.
Você já ouviu falar na expressão "salto de desenvolvimento" do bebê? Diferentemente do pico de crescimento, que envolve evolução física, ela se refere às fases em que o bebê está adquirindo uma nova habilidade. No entanto, por mais positivas que elas sejam, esses momentos podem causar várias alterações de comportamento e exigir um esforço maior dos pais.
Durante esses períodos, o bebê pode apresentar dificuldade para dormir, ficar mais irritado, ter alterações no apetite, chorar mais sem motivo aparente, acordar mais durante a noite e, inclusive, passar a demandar mais a presença dos pais. É por isso que, quando o bebê estiver irritado, não quiser se alimentar ou chorar bastante - e as causas físicas forem excluídas -, considere a possibilidade de ele estar passando por essa fase intensa de desenvolvimento mental. Veja abaixo quais são os principais momentos que acontecem no primeiro ano de vida e entenda o que esperar do seu bebê.
5ª semana: o primeiro salto de desenvolvimento costuma acontecer mais ou menos por volta da quinta semana de vida. É quando o bebê passa a ter uma percepção maior das sensações do mundo exterior. Com isso, poderá sorrir mais e ter os sentidos mais aguçados do que as primeiras semanas de vida. Isso, porém, pode ser acompanhado também de uma demanda maior pela presença da mãe, além de prolongar o tempo das mamadas.
8ª semana: o segundo salto costuma ocorrer por volta do segundo mês de vida, que é quando a visão do bebê começa a ficar menos nebulosa do que na época do nascimento. Com isso, ele passa a ser capaz de fixar o olhar em objetos, embora a visão ainda não esteja completamente desenvolvida. Com isso, itens com cores contrastantes podem ser uma alegria para ele. Aproveite para estimulá-lo com brinquedos coloridos na hora do banho, e faça deste um momento de relaxamento para o pequeno. Usar sabonetes suaves, hipoalergênicos e sem lágrimas, como o sabonete líquido da cabeça aos pés Baby Dove Hidratação Glicerinada, por exemplo, proporcionará uma boa experiência ao pequeno, que está com as sensações à flor da pele.
No entanto, é importante saber que esse segundo salto de desenvolvimento costuma vir com um ônus: o bebê pode sentir necessidade de mamar mais vezes - e isso não significa que o leite é fraco - além de precisar ficar mais perto, no colo da mãe.
12ª semana: é por volta dos três meses que costuma acontecer o terceiro salto de desenvolvimento do bebê. É quando ele passa a ficar atento a tudo o que acontece ao seu redor e consegue, inclusive, acompanhar com os olhos e cabeça qual é o objeto que está se movimentando. Com isso, o bebê ganha firmeza e pode não precisar mais de tanto apoio para sustentar a cabecinha. Muita novidade, porém, pode deixar o bebê mais sensível, o que o leva a chorar mais alto e buscar com mais intensidade o colo dos pais.
19ª semana: quando os quatro meses e meio de vida se aproximam, vem também o quarto salto de desenvolvimento, considerado um dos mais longos e que pode durar até mesmo quatro semanas. Nessa fase, o bebê vai se familiarizar com os barulhos e passará a emitir sons altos e estridentes, além de conseguir pegar brinquedos e conseguir fazer a troca deles entre as mãos. Com toda essa novidade, porém, vem também o desejo de dormir menos, além de passar a estranhar pessoas que não estão em seu convívio diário. Na amamentação, quer mais contato físico do que antes e pode também apresentar oscilações de humor mais repentinas. O estilo do banho também pode ficar diferente, já que a criança estará mais ativa. Os pais devem aproveitar esse momento para conversar e fazer brincadeiras, pois a conexão com o bebê ficará ainda mais forte.
26ª semana: o quinto salto de desenvolvimento costuma acontecer quando o bebê está por volta dos seis meses de vida. Ele se tornará mais independente e passará a se interessar mais em explorar o ambiente em que vive, como abrir gavetas, mexer em almofadas e investigar mais o que o cerca. Por causa dessas novas capacidades, ele poderá também se assustar quando a mãe não estiver no ambiente, por isso tende também a chorar mais. Uma dose dupla de carinho e afeto pode ajudar a passar por essa fase.
30ª semana: é em média com sete meses de vida que acontece o sexto salto de desenvolvimento para o bebê. É nessa fase que ele começa a compreender a linguagem, como captar o significado de algumas palavras. Também, ao superar esse salto, passará a explorar mais a casa e se tentará engatinhar. Nessa fase, o bebê tende a demonstrar mais carinho pelos pais, sinalizando que quer mais tempo com cada um deles.
37ª semana: muitas vezes já experiente na arte de engatinhar, neste sétimo salto de desenvolvimento o bebê passa a explorar com mais detalhes o mundo que o cerca. Com isso, consegue identificar objetos e falar algumas sílabas, como "papá" e "mamá". Em contrapartida, esta é a fase das oscilações de humor: de uma hora para outra, aquele bebê risonho pode se tornar irritado, nervoso e bravo. Chora mais, reclama quando é contrariado, pode apresentar queda do apetite e até mesmo dormir menos. Investir em atividades relaxantes para o bebê também ajuda a tranquilizar. Nessa fase, o bebê se beneficiará ainda mais de um banho relaxante à noite, pois ele ajudará a induzir ao sono. Aposte em produtos como Baby Dove Hidratação Glicerinada que, além de limpar suavemente a pele, também proporciona hidratação.
46ª semana: e é por volta da 46ª semana que acontece o último salto de desenvolvimento do primeiro ano de vida. É quando o bebê passa a entender que as coisas na casa ou na escola funcionam em uma certa ordem. Com isso, consegue também passar a juntar e organizar objetos, em vez de apenas brincar com eles. Depois desse salto, o bebê terá a habilidade de atender a alguns pedidos, poderá também tentar até mesmo tirar a roupa, balbuciar ao telefone, buscar oportunidades para colocar a chave na fechadura, entre outras atividades. No entanto, enquanto atravessa essa fase de desenvolvimento, o bebê pode ter o sono abalado, ficará mais irritado e pode chorar mais vezes.
É preciso ter paciência em todos os saltos de desenvolvimento mental do bebê, afinal, cada habilidade descoberta é uma nova alegria.