Médico nutrólogo e sócio-diretor da Clínica Benessere. O espaço oferece diversos tratamentos na área de medici...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Uxi amarelo é uma planta medicinal, originária da Amazônia, também conhecida como uxi-pucu, uxi-liso, uxi, pururu ou uxuá. A ingestão é muito benéfica para o organismo, pois atua como tratamento e prevenção de diversas doenças.
A planta possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, diuréticas e imunoestimulantes. De acordo com o nutrólogo Alisson Melo, da clínica Benessere, o uxi amarelo pode ser usado como tratamento auxiliar de:
- Miomas
- Cistos ovarianos
- Infecções urinárias
- Endometriose
- Doenças reumatológicas
- Diabetes
- Gastrite
- Hipercolesterolemia.
Vale ressaltar que uxi amarelo não é indicado para gestantes e mulheres em fase de lactação.
Leia também: 5 chás que não devem ser consumidos durante a gravidez
Uxi amarelo para engravidar
Como dito acima, seus benefícios podem ajudar no tratamento da endometriose e ovários policísticos e, por isso, o uxi amarelo é muito conhecido entre os povos indígenas como planta que trata infertilidade feminina, uma vez que tem resultados positivos para estas doenças.
Como tomar
O nutrólogo Elifas Rodrigues, também especialista da clínica Benessere, explica que o uxi amarelo pode ser consumido tanto na forma de chá ou como suplemento em cápsulas ou pó.
"Para fazer o chá basta colocar de 10 a 25 gramas de uxi amarelo em 1 litro de água fervente e deixar por cerca de 3 minutos. Deixe descansar de 10 a 15 minutos, depois é só coar e beber pelo menos 3 vezes ao dia", ensina.
Uxi amarelo e unha de gato
Segundo os nutrólogos, o chá de uxi amarelo e o chá de unha de gato formam um poderoso composto natural medicinal quando consumidos em conjunto, pois é capaz de potencializar as propriedades anti-inflamatórias e imunoestimulantes de ambas as plantas.
No entanto, os chás devem ser feitos de forma separada. "Consuma o chá de uxi amarelo pela manhã e o chá de unha de gato no período da tarde", indica o nutrólogo Alisson Melo.
Leia também: 10 chás que interagem com medicamentos