Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
A troca de mensagens picantes já é uma realidade para diversas pessoas há muito tempo. Em diferentes partes do mundo, é comum que a palavra "nude" seja associada imediatamente ao envio de fotos íntimas via internet. Porém, no período de isolamento social imposto para diminuir os casos do novo coronavírus, esse tipo de prática pode ter sofrido um aumento significativo.
Uma pesquisa realizada pelo aplicativo de relacionamentos Happn, apenas com o público brasileiro, revelou que 31% dos usuários já praticaram sexting durante a quarentena. O termo, que vem da língua inglesa, significa realizar troca de mensagens, fotos ou vídeos eróticos através do celular ou computador.
A enquete coletou as respostas de 1.117 pessoas, de diferentes regiões do Brasil, que possuem o aplicativo no celular. De acordo com o levantamento, 16% dos usuários afirmaram que enviaram mensagens eróticas, enquanto 10% praticaram o sexting com a troca de fotos e 5% através de vídeos. Além disso, 15% das pessoas admitiram que nunca haviam feito sexting antes da quarentena.
A maior parte dos usuários (cerca de 73%) se demonstrou ansiosa para voltar a ter relações sexuais com segurança após a quarentena. Abordando assuntos além do sexo, a pesquisa também concluiu que 72% das pessoas estão mais focadas no amor próprio e 62% esperam iniciar um relacionamento sério após a pandemia.
Benefícios do sexting
A sexóloga Livia Leite explica que o sexting permite ao casal desfrutar de fantasias e dos desejos mais secretos com a outra pessoa, incentivando essa abertura entre os indivíduos. Por exemplo, como o sexting acaba aproximando o casal, sendo uma preliminar interessante, ele estimula o ato de se abrir para o outro, com conversas quentes e picantes.
Além disso, o sexting "também estimula as fantasias sexuais e eróticas, aumentando o desejo sexual", de acordo com Livia. Isso porque, quando conseguimos mostrar ao outro que aceitamos e estimulamos esse "lado" dele, a pessoa se abre e se mostra mais, incluindo seus desejos na relação.
Entenda como praticar o sexting de maneira segura.
Veja outros benefícios do sexo
Fetiche: o que é e como ele pode beneficiar a vida sexual
Jogos de sexo: 7 brincadeiras para inovar na cama
BDSM: o que está por trás do prazer na dor e dominação