Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
Com 31 semanas é mais comum ver seu bebê fazendo gestos como bater palma, acenar e mandar beijos. A pediatra Ana Fonseca explica que, geralmente, a partir dos 10 meses a tendência é a criança começar a imitar esse comportamento no adulto.
Porém, é importante lembrar que essa é apenas uma referência de normalidade. Sendo assim, esses comportamentos podem acontecer antes ou depois dessa fase. No entanto, se depois dos 12 meses a criança não estiver fazendo, esse pode ser um sinal de alarme.
Pode ser que seu bebê comece a chorar logo após ver outro chorando. A pediatra explica que isso acontece porque o bebê acaba imitando aquilo que ele vê, influenciando seu desenvolvimento neuronal a partir disso. ?A partir do momento que ele vê outra criança chorando ele se identifica com isso, assim como eles são risada quando nós damos risada para eles?, explica.
Por isso é importante saber que tudo o que se faz na presença da criança, desde falas e posturas até sentimentos, influenciam o bebê. Ter consciência disso ajuda os pais a entenderem o que eles querem ou não passar para seus filhos.
O mesmo vale para a alimentação. Por isso, é importante que os pais criem o hábito de oferecer alimentos saudáveis ao bebê, para que no futuro a criança tenha um paladar mais variado.
A água também deve ser oferecida a partir do sexto mês do bebê, logo quando se inicia a introdução alimentar. A recomendação da pediatra é que o líquido seja oferecida no intervalo das refeições e esteja sempre disponível ao bebê. A quantidade recomenda é aquela que for aceita pelo bebê no momento da oferta.