Atendimento a adultos. Psicoterapia individual.Atendo aos convênios Cabesp, Cabesp Família e Coopus - Rede Complementar.
iRedatora especializada na produção de conteúdo para família, beleza e alimentação.
A tatuagem nada mais é do que um trauma na pele feito com tinta e agulha. Por isso, assim como qualquer corte, ferida ou arranhão, ela passa por um processo de cicatrização, ou seja, o corpo começa um mecanismo para regenerar o tecido.
Segundo a dermatologista Fernanda Falcão, esse processo inclui a formação de tecido fibroso, vasos sanguíneos, células inflamatórias e reepitelização das camadas mais superficiais da pele.
Além desse mecanismo de cicatrização da pele, é importante tomar diversos cuidados antes e depois de fazer uma tatuagem, para não atrapalhar nesse processo ou até mesmo desencadear uma inflamação, ou doença.
Leia também: As tatuagens foram normalizadas há anos. Agora elas enfrentam sua próxima evolução: tornarem-se biossensores
Alimentos remosos
A alimentação é um dos principais fatores que influenciam na cicatrização da pele. Por isso, alguns alimentos não são indicados consumir por pelo menos 15 dias após realizar a tatuagem. Eles podem ser chamados de remosos, ricos em gordura e que facilitam a inflamação da pele. são eles:
- Frituras
- Carne de porco
- Carnes processadas (presunto, linguiça, bacon, salame, salsicha, mortadela)
- Camarão
- Doces, principalmente chocolates
- Refrigerantes
- Bebidas alcóolicas
Saiba mais: 10 cuidados com a tatuagem: saiba o que fazer, como lavar e o que passar
"Esses alimentos são mais alergênicos, como por exemplo o camarão, podendo causar reações locais na pele. Já os industrializados contêm substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo, retardando o processo de reparação do tecido", explica a dermatologista Fernanda Falcão, especialista da DaVita Serviços Médicos.
Alimentos cicatrizantes
Uma alimentação balanceada com alto valor nutricional pode ajudar no processo de cicatrização, como:
- Proteínas: carnes magras, ovos, leite, lentilha, feijão
- Alimentos ricos em vitamina C: laranja, mexerica, limão, acerola, brócolis
- Alimentos ricos em Vitamina K: Espinafre e couve
- Alimentos ricos em Vitamina A: bife de fígado, cenoura, batata-doce
- Alimentos ricos em zinco, ferro e selênio
- Alimentos ricos em ômega 3: semente de chia e de linhaça, oleaginosas como nozes, amêndoas e avelãs, além de peixes como atum, salmão e sardinha
Queloide na tatuagem
Quem tem predisposição para ter queloide, ou seja, histórico familiar ou pessoal, tem risco maior para desenvolvê-la ao fazer uma tatuagem.
"A queloide é uma cicatrização que ocorre por aumento exagerado e não controlado do tecido fibroso (fibrose). Ele se estende além do limite da lesão, pode coçar e doer", esclarece a dermatologista Fernanda Falcão.
Portanto, para não correr o risco de formação de queloide, a tatuagem deve ser evitada nestes casos.
Além disso, converse com seu tatuador para fazer o teste do toque - que consiste em aplicar uma pequena quantidade de tinta na pele para notar se a pessoa tem reação alérgica.
Saiba mais: Guia de cuidados com piercing: veja como evitar complicações