Redatora especializada na produção de conteúdo para família, beleza e alimentação.
O corpo lúteo é uma estrutura temporária formada dentro do ovário após a ovulação. "Ele é composto pelas células que estavam no folículo, após a liberação do óvulo maduro", explica a ginecologista e obstetra Beatrice Nuto Nóbrega.
A função do corpo lúteo é a produção de hormônios como estradiol e progesterona e substâncias que vão favorecer uma gestação, para tornar o endométrio receptivo ao embrião.
Por isso, toda mulher que esteja tentando engravidar precisa entender melhor sobre a função e formação do corpo lúteo. Mas antes é necessário saber sobre o processo de ovulação. Confira mais abaixo.
Como se forma o corpo lúteo
Mulheres em idade fértil e com ciclos menstruais regulares têm ovulações mensais. A ovulação nada mais é do que a liberação do óvulo pelo folículo dominante, que se desenvolveu dentro do ovário, estimulado principalmente pelos hormônios FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante).
"Pela ação desses hormônios esse folículo vai crescendo de tamanho e dentro dele encontra-se o óvulo. Em média, após 12-16 dias atinge o grau de desenvolvimento esperado, suas paredes se rompem e o óvulo, já maduro, é liberado", esclarece o ginecologista e obstetra Rafael Lacordia, especialista da Huntington Medicina Reprodutiva.
"Esse óvulo atinge as tubas uterinas e, caso haja presença de espermatozóides, poderá formar um embrião. Logo após a ovulação, o folículo passa a ser chamado de corpo lúteo", completa o médico.
Função do corpo lúteo na gravidez
De acordo com a obstetra Beatrice Nóbrega, especialista em Reprodução Humana, o corpo lúteo é responsável por produzir hormônios que propiciam a implantação do embrião e o seguimento da gravidez, mas ele tem uma sobrevida limitada de 14 dias.
Depois desse tempo, a produção hormonal é reduzida, o que resulta na menstruação, e um novo ciclo hormonal se inicia. Mas isso pode ser diferente se houver a implantação do embrião do útero da mãe.
"Se ocorrer a nidação, células originadas do embrião passam a produzir o hormônio da gravidez, a gonadotrofina coriônica humana (HCG). Esse é o hormônio que medimos em um teste de gravidez, e ele é capaz de manter o corpo lúteo funcionando além dos 14 dias", ressalta a ginecologista Beatrice.
Se isso acontecer, a produção de hormônios pelo corpo lúteo segue normalmente e a menstruação não ocorre, seguindo adiante a gravidez.
Saiba mais: Vagina: o que acontece dentro dela na hora do sexo
Corpo lúteo é maléfico para a saúde?
O corpo lúteo não apresenta nenhum malefício ou risco para a saúde da mulher, muito pelo contrário, ele é um grande favorecedor das gestações naturais.
No entanto, em alguns ciclos menstruais, podem ocorrer cisto de corpo lúteo ou corpo lúteo hemorrágico. "Isso ocorre quando o corpo lúteo apresenta um crescimento excessivo ou é inundado por sangue. Nesses casos, apesar de ser uma alteração benigna, é capaz de causar desconforto, dor ou até torção ovariana pelo aumento do volume do ovário", afirma a ginecologista Beatrice Nóbrega.
Como identificar o corpo lúteo
Segundo o ginecologista e obstetra Rafael Lacordia, o corpo lúteo é identificado por meio do ultrassom pélvico. "Fica dentro do ovário, habitualmente é uma estrutura ovalada, irregular, bastante vascularizado, medindo por volta de um centímetro e meio", detalha.