Redatora especializada na produção de conteúdo para família, beleza e alimentação.
Recentemente as fotos de um recém-nascido segurando um DIU viralizaram na internet. As imagens são de um parto que aconteceu no Vietnã e dão a impressão de que o bebê nasceu com o contraceptivo na mão.
A viralização das imagens feita no hospital causaram surpresa aos internautas e levantou diversas hipóteses de como seria possível isso acontecer.
No entanto, não é possível que um bebê nasça com o DIU na mão. O obstetra Frederico Bravim Vitorino explicou em vídeo o porquê de histórias assim serem falsas.
O médico explica que o bebê fica dentro do saco gestacional enquanto o DIU fica fora, ou seja, ambos não ficam no mesmo compartimento. Assim, conforme vai crescendo o saco gestacional, o DIU vai sendo empurrado contra a parede do útero - o que deixa o bebê ainda mais distante do dispositivo contraceptivo.
"Quando essa bolsa se romper e esse líquido vazar, ela vai abrir e o bebê vai nascer. Depois de nascido, o médico possivelmente ao romper a bolsa, tira o DIU, coloca na mão do bebê e faz uma foto sensacionalista", ressalta o obstetra Frederico Bravim Vitorino em vídeo no Instagram.
Agora que a história foi desvendada como sendo falsa, ainda fica uma dúvida: como a mulher engravidou usando o DIU? Confira abaixo.
É possível engravidar com DIU?
DIU é a abreviação para dispositivo intrauterino, um método contraceptivo usado por mulheres que não desejam engravidar. É formado por uma pequena haste, normalmente no formato das letras T ou Y, que é colocada dentro do útero.
Apesar de ter um dos menores índices de falha, ele tem data de validade, podendo variar de 5 a 10 anos, dependendo do produto. Sendo assim, usar mais tempo do que o recomendado faz com que o DIU, pouco a pouco, perca sua eficácia em evitar a gravidez.
Em termos gerais, as chances de engravidar usando o DIU são de: 0,2% para o DIU Mirena; 0,6% para o DIU de prata; e 0,7% para o DIU de cobre. Confira como o DIU é colocado e quais suas vantagens.