Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
O segundo aniversário do seu filho está chegando e a expectativa costuma ser maior em relação ao ano passado, pois agora ele já consegue ter mais noção dos acontecimentos. Caso tenha alguma festinha, estimule a criança a falar sobre a festa, sua decoração ou quantos anos irá fazer.
De acordo com a pediatra do Hospital Santa Catarina Glaucia Finoti, no período entre 12 e 24 meses, a criança amplia seu vocabulário, consegue pronunciar algumas palavras com mais clareza, eventualmente combinar palavras e nomear objetos.
Nessa fase, a coordenação motora da criança tende a ser mais apurada, fazendo com que ela consiga pegar objetos maiores, brincar de encaixar, empilhar e até chutar. No entanto, as brincadeiras que estimulam seu desenvolvimento ainda são recomendados.
De acordo com a pediatra, as atividades que envolvem desenhos, pinturas, testar texturas diferentes e brincar com massas comestíveis proporcionam estímulos diversos com maior desenvolvimento do tato, do olfato e da visão.
A música também contribui para o desenvolvimento das crianças. ?Isso acontece porque a harmonia dos sons, além de estimular a audição e a fala, também contribui para o seu desenvolvimento intelectual, sensorial e motor?, explica a especialista.
Nessa idade o berço pode ficar pequeno, pois seu filho cresceu bastante. Nesses casos, muitos pais começam a cogitar a hipótese de substituí-lo por uma cama. De acordo com Gláucia Finoti, essa cama deve ser do tipo montessoriana, ficando praticamente no chão, para que a criança tenha autonomia de sair sem se machucar.
"Lembrando que as medidas de segurança como travas em armários, portões que isolam escadas, protetores de tomadas devem ser previamente providenciadas", finaliza.