Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Realizar uma cirurgia para mudar a própria voz pode parecer algo inédito para alguns, mas já é uma realidade que traz uma série de benefícios para diversas pessoas. A tireoplastia, nome técnico do procedimento, é capaz de causar mudanças extremamente positivas na autoestima dos pacientes.
Além de complicações que afetam a prega vocal, esse tipo de cirurgia também é realizada para ajudar pessoas que passam pela transição de gênero, a fim de alcançarem o tom de voz que as ajude a se sentir mais confortáveis e felizes com elas mesmas.
Tipos de tireoplastia
O médico otorrinolaringologista Thiago Zago, especialista em tireoplastia, explica que esse procedimento é dividido em quatro tipos diferentes:
- Tipo 1: destinado a medializar a prega vocal e é indicado para pacientes com paralisia nessa região.
- Tipo 2: menos usado, tem o objetivo de lateralizar a prega vocal e sua principal indicação é para pacientes com disfonia espasmódica.
- Tipo 3 e Tipo 4: destinam-se a alterar a frequência fundamental da voz, ou seja, torná-la mais aguda ou mais grave. O tipo 3 é realizado em homens que se sentem desconfortáveis com sua voz aguda e o tipo 4 em mulheres com vozes graves ou transexuais que desejam uma voz mais aguda.
Como é feita a tireoplastia?
De acordo com Thiago, a tireoplastia é feita através de uma pequena incisão no pescoço, onde são realizadas alterações nas cartilagens que compõem a laringe para se chegar no efeito desejado. Dessa forma, na maioria das vezes, essas cirurgias são feitas com anestesia local e o paciente acordado.
"O procedimento dura pouco mais de 30 minutos e, ao longo dele, fazemos a modulação para que o paciente se ouça e saiba o resultado que terá", explica o otorrinolaringologista.
A tireoplastia pode ser realizada por qualquer pessoa que tenha recebido o encaminhamento médico, possuindo poucas contraindicações. Ela não é indicada, por exemplo, para pacientes com debilitações graves ou doenças pulmonares crônicas, por poder causar interferência na tosse.
Durante o pós-operatório, os pacientes são orientados a manter repouso vocal e não realizarem movimentos rápidos e amplos com o pescoço na primeira semana. "Costuma ser uma recuperação muito tranquila em termos de dor e não há nenhuma limitação alimentar ou funcional", afirma o especialista.
Riscos da tireoplastia
No geral, complicações envolvendo a tireoplastia são raras. Thiago Zago explica que não há risco do paciente perder a voz durante a cirurgia, mas alguns casos necessitam de uma atenção maior.
"Para pacientes que possuem a voz grossa e querem afiná-la, é indicado, antes da cirurgia, passar por um procedimento com botox que mostra provisoriamente como a voz vai ficar, já que esse tipo é irreversível. Para quem tem a voz fina e quer engrossá-la, a cirurgia é reversível", finaliza o médico.
Benefícios da tireoplastia
Ter a liberdade para se expressar através do tom de voz que mais te representa é, sem dúvidas, um dos maiores benefícios trazidos pela cirurgia de tireoplastia. O tratamento transcende o impacto físico, interferindo de forma positiva na saúde mental do paciente. Após a cirurgia, são presenciadas uma série de mudanças na vida das pessoas, como:
- Aumento da autoestima
- Melhora na auto imagem
- Maior interação social
Preço da tireoplastia
O preço da cirurgia varia de acordo com a região e o tipo do procedimento. No geral, a tireoplastia pode custar entre R$ 5.000 e R$10.000. A tireoplastia também é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente dentro do conjunto de procedimentos que compõem a transição de gênero.