Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
Seu filho está prestes a completar 3 anos e muitas mudanças são notórias em seu desenvolvimento. Com 2 anos e 10 meses, você pode começar a perceber que seu filho fala sozinho enquanto está brincando.
Essa atitude é totalmente normal e faz parte de seu processo de desenvolvimento e aprendizado. De acordo com a pediatra do Hospital Adventista Silvestre, Josineide Ramos, isso acontece porque a criança está desenvolvendo sua própria comunicação, que será responsável pela evolução de sua linguagem.
Além disso, a pediatra do Grupo Prontobaby, Patrícia Rezende, aponta que é comum isso acontecer, seja para preencher as lacunas de relacionamento ou até mesmo para entender melhor seus próprios sentimentos.
Amigo imaginário
Não se espante caso apareça algum amigo imaginário durante as brincadeiras. De acordo com Josineide Ramos, entre os 2 e 6 anos é bastante propício a criação de amigos imaginários. Para Patrícia Rezende, aos 5 anos, quando a criança está no auge da representação simbólica, os amigos imaginários são frequentes.
As especialistas afirmam que os pais devem se manter tranquilos quando isso acontecer e entender que faz parte do desenvolvimento normal da criança. Diferentemente do que algumas pessoas costumam pensar, a presença de amigos imaginários não é sinônimo de perturbação psíquica, tristeza ou solidão.
"Estudos mostraram que a interação com amigos imaginários é considerada comum e como um componente do desenvolvimento emocional e cognitivo da criança", explica a pediatra Josineide Ramos.
Nessa idade a fala costuma ser bem clara e com um amplo vocabulário, permitindo quase todo o entendimento. Aproveite para estimular o diálogo e converse com seu filho sobre o amigo imaginário. Permita-o explorar seu imaginário contando as aventuras com o novo amigo.