Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
A constipação, também conhecida como prisão de ventre, é uma condição que atinge milhares de pessoas. Além do incômodo causado por esse quadro, o mau funcionamento do intestino também pode impactar diretamente na saúde de quem sofre com essa realidade, causando problemas como inchaço e dor abdominal.
Além de uma alimentação rica em fibras e nutrientes, praticar atividades físicas também é uma alternativa para tornar a ida ao banheiro mais fácil. Bianca Vilela, mestre em fisiologia do exercício, explica que a cavidade intestinal é composta por músculos. Portanto, alguns tipos de exercícios podem ajudar a estimular a região.
A especialista recomenda que as atividades sejam feitas pela manhã em jejum. "Após realizar os exercícios, a alimentação está liberada. Lembrando que o consumo de alimentos ricos em fibras e beber bastante água também farão toda a diferença neste processo", explica Bianca.
Confira os exercícios indicados pela fisiologista:
1- Respiração profunda
O primeiro passo no processo é oxigenar todo o sistema gastrointestinal. "Baixe a frequência cardíaca e inspire profundamente, de forma que o ar chegue na região ventral. Deixe o abdômen estender por completo, de forma que o mesmo seja projetado ao máximo para frente e solte o ar lentamente", ensina Bianca.
Aproveite o momento para se concentrar em você e no presente. Repita a respiração controlada por 10 vezes.
Confira 7 técnicas de respiração para mandar a ansiedade para bem longe
2- Posicionamento do tronco
Após ter encontrado um equilíbrio respiratório, o segundo passo deve ser feito em pé. Posicione o tronco levemente flexionado para frente, apoie as duas mãos próximas a pelve (uma mão em cada perna) e solte todo o ar dos pulmões.
3- Sucção do abdômen
Com os pulmões completamente vazios, faça uma sucção abdominal e segure nesta posição por, pelo menos, 5 segundos. Bianca indica que este ciclo seja repetido 10 vezes, por pelo menos 30 segundos ininterruptos.
De acordo com Bianca, as atividades para regularização do intestino devem ser feitas diariamente. A repetição dos exercícios e uma alimentação saudável são alternativas simples para acabar com a constipação. Entretanto, se a dificuldade em ir ao banheiro for constante, o médico deve ser consultado para investigar possíveis complicações gastrointestinais.
Dicas para regular o intestino
Cinco hábitos que melhoram o funcionamento do intestino
Nove dicas para fazer o seu intestino funcionar
Síndrome do intestino irritável: sintomas, tratamentos e causas