Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O bruxismo é uma realidade enfrentada por cerca de 30% da população global, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa condição é responsável por causar o ranger ou apertar dos dentes durante o sono, podendo ocorrer até mesmo em períodos diurnos. Além de possíveis fraturas dentárias, essa disfunção provoca dores na face, mandíbula e na cabeça.
Apesar das causas do bruxismo ainda estarem sendo investigadas, já foi possível encontrar uma forte ligação de fatores psicológicos e emocionais com a condição. Assim, situações de estresse, ansiedade e tensão são algumas das possíveis razões para o surgimento do bruxismo.
Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, esse problema se tornou ainda mais presente na vida de muitas pessoas. Caso haja a suspeita de bruxismo durante o período de isolamento e distanciamento social, é possível que o diagnóstico seja feito via telechamada com profissionais especialistas no assunto.
"Na telechamada, visivelmente, é observado um desgaste do esmalte dentário. Os dentes ficam mais curtos (pequenos) e a ponta (incisais) ficam retas, sem anatomia. Durante a consulta, o paciente relata um desconforto muscular na região da mandíbula, dentária (desgaste) e articular (ATM-articulação temporo mandibular)", explica Edmilson Pelarigo, diretor clínico da OrthoDontic.
A partir do diagnóstico correto, o paciente pode tomar algumas atitudes simples no dia a dia para amenizar os incômodos causados pelo bruxismo. Confira a seguir as dicas sugeridas pelo especialista que podem ajudar no tratamento do problema:
Como aliviar o bruxismo em casa
1- Evite alimentos estimulantes
Alguns alimentos podem ser responsáveis por ativar o estado de alerta do sistema nervoso central, causando uma agitação e impedindo o relaxamento. Nesse sentido, bebidas e alimentos como refrigerantes, café e chocolate devem ser evitados.
2- Diminua o tempo de tela
Passar um tempo longe do celular, computador e televisão pode contribuir para que haja um melhor relaxamento antes de dormir, levando a uma noite de sono mais tranquila. "Dormir em ambiente escuro, sem barulho e sem a presença de equipamentos tecnológicos contribui para a melhora do nosso metabolismo e esvazia nossa mente dos problemas externos", conta Edmilson.
3- Pratique técnicas de relaxamento
Algumas técnicas e exercícios auxiliam no relaxamento dos músculos e maxilares. Meditação, yoga, acupuntura e massagem são práticas que podem ajudar na redução da tensão e do estresse.
4- Placa de mordida
"Com o tempo, se a placa de mordida não for utilizada, haverá um desgaste maior dos dentes, levando o paciente a realizar uma reabilitação de resina ou até implante de uma prótese", explica o cirurgião-dentista Edmilson Pelarigo.
Cuidados com bruxismo
Confira os sinais e sintomas do bruxismo
6 maneiras simples de combater o bruxismo diurno
Bruxismo pode causar dores e precisa ser tratado