Redatora especialista em conteúdos de alimentação e beleza, com colaboração para as editorias de família e saúde.
Sabemos que a saúde bucal é um assunto muito importante durante a gravidez, dado o fato de que acompanhamento com dentista também faz parte do pré-natal obrigatório.
Contudo, nem todos os procedimentos são indicados durante a gestação. Por isso, consultamos especialistas no assunto para entender se grávida pode fazer clareamento dos dentes ou não. Entenda!
Como é feito o clareamento dental
Como o nome já diz, o procedimento é utilizado para tornar os dentes mais claros e brancos, recuperando sua cor original que é perdida ao decorrer dos anos por diversos fatores.
Segundo a cirurgiã dentista Natália Sartoretto, o clareamento dental por ser feito de duas formas: no consultório pelo especialista ou em casa pelo próprio paciente.
"A técnica feita no consultório, na minha opinião, é sempre mais segura, pois o profissional está acompanhado de perto e está preparado para lidar com a situação", afirma a especialista.
Em ambos os tipos, a quantidade e concentração do gel clareador usado no procedimento devem ser orientadas por um profissional capacitado após avaliação completa.
"Durante a técnica, substâncias a base de peróxido de hidrogênio e carbamida são utilizadas para entrar em contato com as moléculas responsáveis pela coloração do dente na superfície, convertendo-as em moléculas menores na estrutura dental", explica o Edmilson Pelarigo, dentista da OrthoDontic.
Clareamento dental em grávidas: pode ou não?
Muito se fala sobre o tema, mas ainda não existem evidências científicas que comprovem o risco do procedimento para gestantes e seus bebês.
Portanto, partindo desse princípio, o mais seguro é não fazer clareamento dental em grávidas na gestação, nem mesmo durante o período de amamentação. Assim como outros procedimentos estéticos, a técnica deve ser adiada.
Por outro lado, grávidas podem e devem fazer tratamentos dentários em casos de real necessidade, como cáries e canal, a fim de evitar qualquer foco de infecção.
Bons hábitos
De acordo com a estomatologista Juliana Brasil, bons hábitos de higiene bucal são ainda mais essenciais durante esse período da vida de uma mulher. "O importante é prevenção sempre. Uma boa saúde oral refletirá em uma gestação saudável", completou a profissional.
Por fim, informar-se adequadamente é uma das formas mais eficazes de garantir uma gestação saudável e criar boas memórias para a vida inteira. Sempre consulte um dentista e ginecologista para tomar decisões de forma consciente.
Leia mais conteúdos sobre gravidez
Grávida pode fazer tratamentos nos dentes?