Redatora especialista em conteúdos de alimentação e beleza, com colaboração para as editorias de família e saúde.
A gestação é um período bastante conturbado e repleto de novas descobertas. Mesmo assim, velhos hábitos não podem ser esquecidos. Um deles é a limpeza dos dentes, procedimento de extrema importância durante o pré-natal obrigatório.
Saiba mais sobre a técnica que remove sujeira dos dentes e entenda sua importância durante a gravidez.
Como é feita a limpeza dental
A limpeza dos dentes é um procedimento no qual é removida toda a sujeira e restos de alimentos acumulados nos dentes, além de placa bacteriana e tártaro.
"A limpeza é realizada por raspagem dos dentes, que pode ser realizada manualmente por meio de curetas ou com aparelhos de ultrassom, além de jatos de bicarbonato de sódio, polimento com escova giratória e aplicação de pasta profilática", explicou a odontopediatra Paula Feltrim.
Limpeza dental em grávidas: pode ou não?
A resposta é sim! Grávidas podem e devem fazer limpeza dos dentes no consultório. O motivo está no fato de que o procedimento evita doenças graves. "Gengivite e outros problemas como cáries e canal, por exemplo, podem servir como foco de infecções prejudiciais à saúde da grávida e do bebê", completou a odontopediatra.
Por outro lado, procedimentos estéticos, restauradores ou desnecessários devem ser adiados.
Sangramento pode ser maior em grávidas?
Segundo Edmilson Pelarigo, dentista da OrthoDontic, o sangramento durante um procedimento de limpeza dos dentes pode ser maior em grávidas.
"A mudança hormonal que ocorre durante a gravidez aumenta a sensibilidade na gengiva, causando maior sangramento e possibilidade de inflamação. Por isso, o procedimento deve ser realizado com muita atenção para que não ocorra complicações", pontuou o dentista.
Grávidas e dentista
Em conversa com a cirurgiã dentista Natália Sartoretto, a profissional explicou que não existem restrições quando se fala sobre limpeza dos dentes em grávidas.
Uma infecção na boca é mais perigosa do que os riscos que este tratamento odontológico oferece. "As infecções gengivais ou nos dentes da gestante aumentam o risco de aborto, parto prematuro, nascimento de um bebê com baixo peso e até pré-eclâmpsia", esclareceu a cirurgiã.
Em casos de dúvidas, converse com um ginecologista e dentista. Informar-se de forma consciente e manter a saúde bucal em dia podem garantir uma gestação saudável e bons hábitos que perdurarão até depois do nascimento do bebê.
Leia mais conteúdos sobre gravidez
Grávida pode fazer tratamentos nos dentes?
Grávida pode tomar anestesia no dentista?