Médico cirurgião plástico formado pela conceituada escola da UFRJ, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plást...
iA perda de elasticidade na região da testa pode ser o motivo para um semblante com aparência de tristeza ou seriedade no rosto. O que ocorre em princípio é uma relação de causa e efeito.
A causa da pouca elasticidade é o avanço da idade, fator genético, excesso de exposição solar e falta de cuidados com a pele e alimentação. Já o efeito são linhas de expressão que aparecem na testa e aquela sobrancelha caída.
O procedimento visa corrigir esse resultado negativo, deixando o rosto mais harmonioso, ao proporcionar melhor projeção da testa e corrigir rugas, na região entre os olhos. Mulheres na faixa dos 40 a 65 anos são as principais beneficiadas com o procedimento estético, mas não impede que mulheres mais jovens possam realizar o procedimento.
Como levantar sobrancelhas caídas
Para fazer o reposicionamento da sobrancelha e a elevação da testa, o melhor tratamento é a aplicação de toxina botulínica e preenchimento de ácido hialurônico.
A toxina botulínica pode ser aplicada na região frontal (testa) e na lateral na região dos olhos, em rugas estáticas. E os preenchimentos injetáveis suavizam rugas ou vincos, que são dobras e marcas na região facial, retardando o envelhecimento da região da fronte e da glabela (espaço entre as sobrancelhas). O rosto ganha uma expressão mais jovial e serena.
Em ambos os procedimentos, deve ser examinada a estrutura facial e condição da pele, objetivando definir como devem ser feitas as aplicações. Os riscos são considerados baixos. Não existem muitos relatos de assimetria das sobrancelhas.
Após a aplicação
O mais grave que pode ocorrer é a temida paralisia dos nervos da testa, deixando um aspecto artificial. Porém essa intercorrência deve ser evitada durante o procedimento afastando a possibilidade de exageros com a aplicação do produto.
Deve ser mantido repouso relativo por cerca de 48 horas após o procedimento. Depois de algumas horas, pode ocorrer arroxeamento das pálpebras e testa, inchaços e hematomas. O uso de compressas frias sobre os olhos nas primeiras 72 horas, após o procedimento é fundamental para aliviar o edema.
Vale lembrar ainda, que os cuidados com a exposição solar devem ser reforçados, afastando a possibilidade de manchas ao redor da testa.