Médica dermatologista formada em clínica médica pela UERJ e em dermatologia pelo Instituto de dermatologia Prof. Rubem D...
iRedatora especialista em família e bem-estar, com colaboração para as editorias de beleza e alimentação.
Há quem diga que a depilação durante a gravidez pode ser um procedimento arriscado. E, o que antes fazia parte da rotina da mulher, passa a ser motivo de dúvidas e receios.
Porém, ainda que seja necessário ter cuidado e atenção redobrada, não é todo procedimento estético que é um perigo iminente para a grávida ou para o bebê.
Afinal, pode depilar durante a gravidez?
Sim, as grávidas podem se depilar no período gestacional. No entanto, os especialistas alertam as gestantes sobre algumas ressalvas que elas devem ter com cada método depilatório, principalmente em relação às mudanças que o corpo e a pele estão passando.
Segundo a dermatologista Fabiana Seidl, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o maior problema da depilação na gravidez é o risco aumentado de hiperpigmentação, ou seja, de manchas na pele.
"Durante a gestação acontecem diversas mudanças hormonais que predispõem ao escurecimento de determinadas regiões, além de aumentar o risco de manchas no rosto ou em qualquer outro lugar que seja submetido a um trauma ou processo inflamatório", explica a médica.
Grávida pode se depilar com cera quente ou fria?
Sim, a depilação com cera está liberada durante a gestação. Todavia, é preciso estar ciente que esse tipo de depilação aumenta o risco de hiperpigmentação, tanto pelo próprio trauma que a pele sofre ao puxar a cera, como também, no caso da cera quente, se a temperatura estiver muito alta.
"O ideal é evitar cera muito quente, hidratar bastante a pele antes e depois da depilação e não pegar sol no local após o procedimento", explica a dermatologista Fabiana Seidl.
Caso, após a depilação, a gestante note que as áreas depiladas estão escurecendo, ela deve procurar um dermatologista para orientá-la e não deixar que as manchas piorem.
Grávida pode usar creme depilatório?
Não existe nenhum estudo que prove que o uso do creme depilatório pode ser de fato perigoso durante a gestação, porém os próprios fabricantes contraindicam determinados produtos devido ao risco de alergia na pele, conforme esclarece a médica Flávia Tarabini, ginecologista na clínica Dr. André Bráz (RJ).
"A grávida passa por alterações na imunidade que a levam a um risco alergênico maior. E como esses cremes são potencialmente irritativos, eles podem aumentar o risco de alergia, especialmente durante a gravidez", explica a ginecologista.
Ela ainda alerta sobre o aumento da vascularização da pele na gravidez, o que leva à absorção aumentada de produtos depositados sobre a pele e o risco de alguns deles atravessarem a barreira placentária, o que pode causar danos para o bebê.
Grávida pode fazer depilação a laser?
A depilação a laser não é um método recomendado na gravidez, não por oferecer risco ao feto, mas sim por causa da alta chance de manchar a pele.
"O alvo na depilação a laser é o pigmento do pelo. O laser atinge as células tronco que são responsáveis por promover o crescimento do pelo e estão localizadas mais profundamente na pele", explica a dermatologista Fabiana.
Como durante a gestação ocorre a pigmentação de determinadas áreas como virilha e axilas, submeter-se a depilação a laser pode aumentar ainda mais o risco dessas áreas ficarem ainda mais escurecidas.
A depilação é obrigatória antes do parto?
Embora a grávida possa se depilar, não há obrigação ou necessidade de depilação para o parto, seja ele normal ou cesáreo. Isso porque os pelos não atrapalham o nascimento do bebê.
A ginecologista Flávia Tarabini lembra também sobre o risco que a grávida tem de se cortar com lâminas ao tentar se depilar sozinha, uma vez que a dificuldade de visualização da área é maior, devido ao engrandecimento da região abdominal.
Qual é a melhor forma de se depilar durante a gravidez?
Para a dermatologista Fabiana Seidl, a forma de depilação ideal é aquela que a paciente já está acostumada e que não leva à irritação da pele.
O que grávida pode e não pode
Grávida pode fazer micropigmentação na sobrancelha?
Grávida pode descolorir os pelos do corpo?
Mantenha o cuidado com a pele na gravidez sem causar danos ao bebê