Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O pilates é uma atividade física que, na maioria das vezes, é associada a um estúdio profissional. Porém, essa prática também pode ser realizada em casa, sem que seja necessário o deslocamento até um local diferente - podendo ser feita mesmo durante o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.
Além de ser considerado um tipo de terapia, por ser praticado de forma individual e exigir concentração, o pilates também traz uma série de diferentes benefícios para o corpo, como o aumento da força e flexibilidade. Outras vantagens do método são:
- Melhora da postura
- Mais prazer na relação sexual
- Aumento do tônus muscular
- Maior mobilidade articular
- Evolução da marcha e corrida
- Alívio de tensões
- Foco na respiração
Para entender como realizar essa atividade em casa, o instrutor Claudio Vazzolla, diretor do estúdio Criah Movimento, em São Paulo, ensina alguns movimentos que podem ser incluídos na rotina. Confira a seguir:
Como fazer pilates em casa
1- Double Leg Stretch
Deite no chão e fique de costas para o solo, com a cabeça e os ombros levemente elevados. Abrace as pernas, segure os tornozelos e faça a posição de conchinha no mesmo instante em que você inala o ar.
Em seguida, inspire devagar e, simultaneamente, estique os braços e as pernas, alongando esses membros. De acordo com Claudio, esse movimento ativa o abdômen, os adutores, coxas, glúteos e membros superiores.
2 - Single Straight Leg Stretch
Ainda deitado no chão, flexione o tronco para frente, dobrando e esticando cada uma das pernas repetidamente. Fazer esse movimento por, pelo menos, um minuto ajuda a ativar toda a musculatura dos membros inferiores, como a coxa, glúteo e abdominais.
"Os superiores também são trabalhados quando você segura as pernas lá em cima, nos tornozelos. O single straight leg stretch é indicado para quem precisa fortalecer a musculatura com o objetivo que a energia flua em todo o corpo", explica o instrutor.
3 - Roll over
Posicione as costas firmemente no chão, esticando os braços ao lado do corpo. Em seguida, com as palmas para baixo, eleve as pernas sobre a cabeça até um ângulo de 45 graus. Fique nessa posição por um minuto para aliviar o estresse da coluna e do corpo, além de massagear os órgãos.
4- Bicycle
Eleve as pernas e ajuste as mãos nos quadris, para que o corpo se mantenha estável. Em seguida, faça o movimento de pedalar com as pernas, mantendo-se nessa posição por alguns minutos. A prática estimula o sistema linfático, além de provocar a eliminação de toxinas, aliviar o estresse da musculatura posterior e fortalecer a musculatura de pernas e o abdômen.
5 - Seal
Sente-se com os joelhos dobrados. Em seguida, segure o lado de fora dos seus calcanhares, passando por dentro dos joelhos e ao redor do seu pé. Mantenha a espinha flexionada e balance as costas. Repita o movimento pelo menos três vezes.
Confira o vídeo das posições listadas acima:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Amelia Whitaker (@ameliawhitaker) em 24 de Mar, 2020 às 7:46 PDT
Benefícios do pilates
Pilates emagrece? Veja como ter mais resultados
Pilates trabalha força, resistência e equilíbrio
Entenda as diferenças entre o pilates no solo e o pilates com aparelhos