É empresária/empreendedora do ramo da medicina. Formada em medicina e especializada em dermatologia. Escritora e autora...
iRedatora especialista em família e bem-estar, com colaboração para as editorias de beleza e alimentação.
Diversos tratamentos e procedimentos estéticos são contraindicados durante a gravidez, e o que antes era uma prática comum no dia a dia das mulheres, passa a gerar dúvidas e ser motivo de medo.
A descoloração dos pelos, também conhecida popularmente por "banho de lua", é um método que promove efeito clareador e não permanente nos pelos do corpo, usado principalmente por quem se incomoda com os pelos escuros e grossos.
O processo é simples e consiste no uso de água oxigenada e pó descolorante. No entanto, descolorir os pelos durante o período gestacional é considerado por algumas pessoas como um procedimento arriscado, tanto para a gestante quanto para o bebê.
O MinhaVida esclareceu o assunto e indicou opções seguras para descolorir os pelos durante a gestação. Confira!
Grávida pode descolorir os pelos do corpo?
Existe um consenso entre a comunidade médica e dermatológica de que qualquer procedimento que envolva o uso de substâncias químicas deve ser evitado durante a gravidez, entre eles a descoloração dos pelos. Por ser uma prática que não é embasada por estudos científicos e que pode gerar processos alérgicos fortes, deve ser evitada durante a gravidez e também no período de amamentação.
"Os descolorante têm composição química com pH diferente da pele, que pode irritar e gerar alergias, chamadas de dermatite de contato, e em alguns casos podendo até causar queimaduras", explica a dermatologista Mariana Corrêa, especialista em dermatologia clínica e estética.
Apesar disso, a grávida pode descolorir os pelos do corpo, desde que tenha cautela e tome os devidos cuidados, além de consultar o médico obstetra a fim de obter as devidas orientações.
Leia também: Grávida pode fazer luzes?
Quais os riscos da descoloração para as grávidas?
O processo de descoloração dos pelos tende a ser naturalmente arriscado para qualquer pessoa, isso porque os produtos contêm substâncias altamente irritáveis. Prova disso é o alerta que os próprios fabricantes transmitem nas embalagens desses produtos.
Ao decorrer do processo de clareamento, é comum pacientes reclamarem de ardência, coceira (prurido) e vermelhidão na pele. Além disso, é preciso considerar que durante a gravidez a gestante passa por alterações na própria imunidade, o que a leva a uma maior propensão alergênica.
Mariana Corrêa ainda alerta sobre as diversas outras substâncias químicas que são usadas no processo de descoloração dos pelos: "Muitos desses produtos podem ser prejudiciais para a pele, principalmente se combinados com alguns outros aspectos - medicamentos, predisposição, exposição ao sol, dentre outros".
Descolorir os pelos na gravidez faz mal para o bebê?
Isso depende dos componentes contidos no produto. Os profissionais alertam quanto a produtos para descoloração com presença de amônia. "Produtos contendo amônia não são aconselháveis. Isso porque há o risco de a substância ser absorvida na pele, podendo levar a alterações do feto", esclarece a dermatologista.
Para além disso, a grávida também possui absorção aumentada de substâncias depositadas sobre a pele, o que leva ao possível risco de produtos potencialmente alergênicos acabarem chegando na corrente sanguínea e atravessarem a barreira placentária, intoxicando e prejudicando o feto.
Como descolorir os pelos na gravidez?
Embora existam contraindicações, a grávida que ainda deseja descolorir os pelos do corpo pode optar por produtos alternativos. "As principais indicações são produtos que não contenham amônia e descolorantes naturais à base de camomila, que demoram mais para descolorir, mas são mais seguros", indica Mariana.
No entanto, é importante que a gestante tenha sempre a orientação prévia de seu obstetra. A dermatologista sugere ainda formas de reduzir a sensibilidade e irritação da pele:
- Aplicar óleos na pele antes de descolorir (como óleo de amêndoas ou óleo de coco)
- Proteger as mãos do descolorante com luvas
- Se possível utilizar, no máximo, água oxigenada volume 20
- Evitar descolorir os pelos no sol (pois aumenta risco de manchas e queimaduras).
Segundo Carla Goés, em entrevista prévia ao MinhaVida, é importante saber se toda a área que será descolorida não possui lesões, ferimentos ou sensibilidade. Regiões que já tiveram lesões estão mais sujeitas a reagir negativamente em contato com o produto, o que pode gerar irritação.
Cuidados na gravidez
Grávida pode fazer depilação?
Entenda as mudanças que acontecem no seu cabelo durante e depois da gravidez
Tire seis dúvidas sobre os cuidados com a beleza durante a gravidez