Nutricionista focada em emagrecimento, nutrição clínica, esportiva, materno-infantil e fitoterapia.
A dieta plant-based é um tipo de dieta relativamente nova, baseada em alimentação natural, bem variada e colorida. Nela, se prioriza o consumo de alimentos de origem vegetal, sempre o mais natural possível e o mais perto da sua forma original.
Com muitos alimentos coloridos, a dieta preza por alimentos orgânicos e com produção sustentável. Pode ocorrer a redução do consumo ou até mesmo a eliminação de alimentos de origem animal.
Todos os alimentos industrializados, ultra processados, produzidos com farinhas refinadas e açúcares são retirados da alimentação.
É bem importante que aquele que decidir por este tipo de alimentação seja orientado para que haja equilíbrio na rotina alimentar e não desencadeie carências nutricionais.
O que comer na dieta plant-based
Para iniciar este tipo de dieta é fundamental estar consciente de que a ingestão de alimentos precisa ser bem variada. Isso significa incluir os cereais, raízes, grãos, oleaginosas, frutas, verduras e legumes, pensando sempre que, quanto mais cores diferentes, mais nutrientes diferentes serão consumidos.
Para que todas as necessidades diárias possam ser supridas, é preciso que haja uma adequação entre qualidade e quantidade dos alimentos. Também deve haver algumas associações de nutrientes que favoreçam a absorção, como exemplo, fontes de ferro vegetal com fontes de vitamina C.
Uma das grandes preocupações é em relação à necessidade proteica. Ainda que se retire toda proteína animal, vale reforçar alimentos como:
- ervilha
- lentilha
- feijões
- grão-de-bico
- soja
- cogumelos
- tofu
- quinoa
- semente de abóbora
- amendoim
- castanhas
Pensando no ferro, vegetais verdes escuros associados a um tempero de salada feito com limão, ou a uma sobremesa de frutas mais cítricas como abacaxi, mexerica, laranja, morangos, já auxiliam nesta questão.
Benefícios da dieta plant-based
A dieta pode contribuir bastante para o sistema imunológico, já que nela se inclui grande variedade de alimentos ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e elementos funcionais, princípios bioativos.
A plant-based também beneficiar hipertensos e aqueles que possuem problemas cardiovasculares, por exemplo.
Cuidados
Um ponto que deve ser observado nesta alimentação, caso seja estritamente de origem vegetal é a vitamina B12, encontrada principalmente em produtos de origem animal. Por isso, caso opte pela dieta plant-based, busque um profissional que avalie a opção de fazer suplementação do nutriente.