Depois de um dia intenso, é normal sentir um grande incômodo nos pés e os reflexos disso no resto do corpo podem ser maiores do que o esperado. Assim, pode ser conveniente para muita gente aprender técnicas relaxantes que ajudam a manter o conforto e alívio desta região.
Uma solução para isso é a automassagem podal, que funciona como uma forma de autocuidado diário. Como explica o reflexologista e massagista profissional Valdir da Rocha Cavalcante, essa técnica auxilia no bem-estar mental, favorecendo a diminuição do estresse e a manutenção do equilíbrio emocional - que pode levar à efeitos psicossomáticos no corpo.
Além disso, a massagem nos pés também ajuda na quebra da tensão muscular e permite o trabalho da circulação sanguínea nessa área, fazendo com que a prática esteja relacionada ao bom funcionamento do organismo e questões imunológicas.
Conheça a seguir algumas dicas e instruções para fazer a automassagem nos pés em casa e desfrutar de todas essas vantagens:
Como fazer massagem nos pés em casa
Tome água antes das massagens
Uma das principais recomendações dos massagistas é a ingestão de água antes de realizar a massagem. Isso porque uma das técnicas usadas nesse processo faz a ativação do sistema linfático, responsável pela liberação de toxinas do corpo por meio da circulação sanguínea.
Por isso, de acordo com Valdir, é interessante tomar, pelo menos, um copo d'água pouco tempo antes da massagem. Assim, o organismo fará a liberação das toxinas pela urina, após o sangue ser filtrado pelos rins. "Um sistema linfático mais eficiente consegue eliminar as impurezas, além de nutrir melhor as células", diz.
Use óleos essenciais nos pés
O massagista recomenda que, ao fazer a automassagem nos pés, se priorize o uso de óleos essenciais suaves, como de alecrim e erva cidreira, que preparam o ambiente para o relaxamento. De acordo com especialista, isso conduz a pessoa para o bem-estar já pelo efeito tranquilizante dos aromas.
Passo a passo da automassagem nos pés
1 - Pressionando a parte superior do pé, massageie primeiramente as dobras entre os dedos, respeitando o seu limite de dor;
2 - Em seguida, utilize as pontas dos dedos da mão para fazer movimentos circulares no dorso do pé, ou seja, a parte superior do pé. Depois, faça movimentos de pressão, deslizando os polegares de cima para baixo nessa região.
3 - Na sequência, pressione a parte central da sola dos pés com os nós dos dedos da mão, em movimentos circulares. Caso algum desconforto muito grande se apresente, diminua a pressão ou cesse a movimentação por um tempo. Faça movimentos para baixo nessa região, pressionando com cuidado a área;
4 - Procure também os pontos que estiverem mais sensíveis e massageie-os com maior frequência. Nódulos nessas regiões de rigidez podem causar dor. Então, massageando especificamente essas partes do pé, de forma constante, é possível eliminá-los;
5 - Repita todo o processo com o outro pé;
6 - Ao final da massagem, mantenha os pés em descanso por um tempo, sem calçados ou meias. Se quiser, fique alguns minutos com as pernas elevadas para ajudar no retorno venoso e evitar qualquer inchaço.
Benefícios da massagem corporal
Nove problemas de saúde que a massagem ajuda a tratar
Conheça os tipos de massagem que aliviam o estresse
Drenagem linfática: o que é, benefícios e como funciona