O Dr. Marcelo Wulkan é médico desde 2002, cirurgião plástico e membro especialista e titular da Sociedade Brasilei...
iUma das dúvidas mais comuns entre as mulheres que desejam colocar uma prótese de silicone nas mamas é se o implante deve ser feito antes ou depois de engravidar.
Se você deseja engravidar em breve, num período menor de um ano, seria prudente postergar a sua cirurgia plástica. Na verdade, não há um consenso ou mandamento absoluto sobre esse assunto, mas devemos seguir o bom senso.
O resultado da cirurgia não é imediato. Entre três e seis meses após o procedimento, a mama já adquiriu uma forma mais agradável e grande parte do inchaço já saiu. A cicatriz pode demorar até um ano para ficar com aspecto mais bonito e claro.
Então, leve em consideração também o seu tempo de recuperação até obter o seu resultado, pois certamente não é imediato.
Depois da amamentação, a mama da mulher pode mudar, ficando com estrias e queda, eventualmente pode precisar de algum retoque caso já tenha colocado implante.
Motivos para colocar silicone
Diferente do que se acredita, o implante de silicone não é feito apenas para aumentar os seios, e isso faz a diferença na opção pelo melhor momento da cirurgia.
A aparência da sua mama, mesmo que não seja pequena, pode fazer você optar pela prótese para melhorar o formato. Isso ocorre em algumas situações, como:
- Gigantomastia: mamas muito grandes e com volume basicamente de gordura (pouco tecido mamário). Nesse caso, pode-se fazer o remodelamento da mama com prótese (mastopexia com prótese) para dar mais firmeza e sustentação/projeção ao novo seio.
- Mamas muito caídas: quando existe excesso de pele, pode ser necessário colocar implante (com ou sem retirada de pele).
Quando pretende engravidar?
Algumas mulheres fazem a opção pelo silicone antes do filho porque têm planos de engravidar apenas no futuro mais distante. Observamos que a taxa de fertilidade tem diminuído na população e muitas mulheres têm preferido engravidar mais tarde.
No entanto, algumas gravidezes podem ter mais dificuldade após os 40 ou 45 anos, e é interessante passar com o seu ginecologista para avaliar a sua fertilidade.
Já imaginou se você pensa que pode ter filho na época que desejar mas na verdade o seu estoque de óvulos é baixo ou tem alguma doença que pode dificultar a sua gravidez?
Por isso, costumo perguntar para minhas pacientes acima de 40 anos: como está sua fertilidade? E do seu companheiro? Tem certeza que nada vai te impedir de engravidar quando você desejar?. Tudo isso deve ser levando em consideração pois pode antecipar sua gravidez e postergar a sua colocação do implante de silicone.
Sobre o cirurgião plástico Marcelo Wulkan (CRM 108732/RQE 28948):
Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-FMUSP
Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro da Rhinoplasty Society (Active Member)
Wulkan-Hurwitz Center for Plastic Surgery-Parceria Brasil-EUA (Unidade Brasil)
Membro da International Confederation for Plastic, Reconstructive and Reconstructive Surgery
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery
Membro da American Society of Plastic Surgeons
Revisor Científico da Revista Aesthetic Plastic Surgery