Redatora especialista em conteúdos de alimentação e beleza, com colaboração para as editorias de família e saúde.
Um dos assuntos que são pauta constante entre as grávidas é se viajar de avião é permitido ou não durante as 42 semanas da gravidez. Para responder a essa pergunta, antes de mais nada, é importante compreender cada gravidez como um caso único.
Por isso, conversamos com especialistas para desmistificar o assunto de uma vez por todas. Confira:
Viajar de avião na gravidez: pode ou não?
A resposta é sim, mas com ressalvas.
A grávida se encontra em um momento totalmente diferente, organicamente falando. Há alterações circulatórias, a drenagem do sangue pode ser insuficiente e até mesmo o cerebelo, órgão do Sistema Nervoso Central responsável pela coordenação motora, está alterado durante a gravidez.
Ou seja, é preciso tomar mais cuidado que o normal quando o assunto é viagem de avião. Segundo o Alberto d'Áuria, ginecologista e obstetra da Maternidade Pro Matre, as viagens de avião são permitidas até determinada semana da gravidez.
"Não existem contraindicações de viagem de avião para grávidas até a semana 27 da gravidez", assegura o médico. Depois desse momento, as viagens devem ser interrompidas. E não é apenas pelo receio de um parto durante o voo.
"A pressurização da cabine do avião aumenta a pressão sobre a bolsa amniótica, podendo causar a ruptura da bolsa. Além disso, se a grávida estiver viajando por um trecho muito longo, a posição de estar sentada dificulta ainda mais os retornos venosos, prejudicando o trabalho cardíaco e até sacrificando a quantidade de sangue que o feto recebe", completou o ginecologista e obstetra.
É importante lembrar também que a maioria das companhias aéreas exige um atestado médico do obstetra autorizando a viagem de avião.
Cuidados ao viajar de avião grávida
Monique Novacek, ginecologista, obstetra e mastologista da Clínica Mantelli, listou alguns cuidados que as grávidas devem tomar ao viajar de avião:
- Usar meia elástica em todo o comprimento das pernas para melhorar a circulação
- Caminhar pelo avião a cada uma hora de voo
- Levar consigo medicações de costume para enjoos e dores de cabeça
- Evitar o consumo de bebidas gasosas
- Consumir alimentos leves
- Manter a hidratação durante todo o voo
- Reservar assentos em lugares estratégicos para facilitar a ida ao banheiro.
Entenda o que pode colocar a gravidez em risco
Grávida pode fazer tratamento nos dentes?
Grávida pode tomar anestesia no dentista?
Grávida pode usar o celular à vontade?
Airbags são perigosos durante a gravidez?
Grávida pode usar cinto de segurança?