Redatora especialista em conteúdos de alimentação e beleza, com colaboração para as editorias de família e saúde.
A gravidez é um período repleto de receios e questionamentos. Entre eles, uma incerteza comum entre as grávidas é se andar de motocicleta é permitido ou não durante a gestação.
Esse é um daqueles temas que divide opiniões. Alguns acham que tudo bem, outros simplesmente abominam a ideia. Por isso, conversamos com especialistas para saber opiniões diferentes sobre essa dúvida tão comum. Confira:
Andar de moto na gravidez: pode ou não?
Essa resposta não é tão simples, pois as opiniões podem ser totalmente diferentes.
Segundo Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, andar de motocicleta na gravidez é permitido. "O ato de andar de motocicleta não é um problema para a gravidez. O grande risco é nos casos de quedas e acidentes. Dessa forma, andando com prudência e usando todos os equipamentos de segurança, andar de moto é permitido", explica o profissional.
Já as orientações dadas por Alberto d'Áuria são diferentes. O ginecologista e obstetra da Maternidade Pro Matre não recomenda andar de motocicleta na gravidez. "Andar de motocicleta na gravidez é terminantemente proibido em todas as hipóteses. É desnecessário expor a grávida a riscos bastante graves que podem ser evitados durante a gestação", conclui o ginecologista e obstetra.
Cuidados ao andar de moto durante a gravidez
De acordo com Domingos Mantelli, caso você faça essa opção, a orientação é não andar de moto nos últimos meses de gravidez. "A orientação é para evitar, principalmente, o período final da gestação devido à posição da gestante na moto que pode causar desconforto", observa o médico.
Entre os equipamentos de segurança que diminuem a chance de acidentes graves na moto, estão:
- Capacete (obrigatório por lei)
- Jaqueta
- Calças reforçadas
- Luvas
- Calçados específicos para motociclistas
- Protetor de coluna
- Protetor de pescoço.
Ou seja, a escolha de andar ou não de motocicleta durante a gravidez deve ser feita pela própria grávida de forma consciente, conversando com o seu médico e considerando os possíveis riscos em casos de acidentes.
O que grávidas não podem fazer?
Grávida pode tomar paracetamol?
Grávida pode usar cinto de segurança?
Airbags são perigosos durante a gravidez?