Dermatologista, especialista em Medicina Estética e com experiência em doenças do cabelo e unhas, tratamentos estéticos...
iRedatora especializada na produção de conteúdo para família, beleza e alimentação.
O que é tricodinia?
A tricodinia é uma inflamação no couro cabeludo caracterizada por dor e aumento da sensibilidade na região, podendo acompanhar quadros de queda de cabelo aguda e calvície.
Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), na maioria dos casos, essa dor no couro cabeludo acompanha a fase ativa de doenças inflamatórias do couro cabeludo como, por exemplo, líquen plano pilar ou foliculite.
Sintomas
O principal sintoma de tricodinia é a dor no couro cabeludo, muitas vezes, descrita como:
- Formigamento
- Pontadas
- Agulhadas
- Sensibilidade excessiva
- Ardência ou queimação.
A intensidade desses sintomas pode variar de leve a forte, dependendo do quadro de cada pessoa. A tricologista Rosimeri Cunha explica que a dor no couro cabeludo pode ser observada em simples atos do dia a dia.
"O ato de pentear, escovar, prender e passar as mãos nos cabelos já torna o momento doloroso e desconfortável", ressalta a especialista em Terapia Capilar.
Causas
Essa inflamação é considerada uma alteração no couro cabeludo e pode estar relacionada ao aumento do neuropeptídeo chamado de Substância P, que é responsável por liberar algumas substâncias inflamatórias no organismo.
De acordo com a tricologista Rosimeri Cunha, essa Substância P é um potente vasodilatador sempre mencionado em estudos sobre a tricodinia, que apontam que o neuropeptídeo foi encontrado em maiores quantidades nas áreas sensíveis do couro cabeludo.
Estudos sugerem que a dor da tricodinia pode ser intensificada por problemas emocionais como ansiedade, estresse e depressão, que consequentemente causam a queda de cabelo. Esses sintomas prejudicam a saúde emocional e estão diretamente ligados com a saúde física. Por isso, quando o psicológico está abalado, a inflamação pode ser agravada.
Como diagnosticar a tricodinia
A dor no couro cabeludo resultante da tricodinia pode causar muito incômodo. No entanto, é comum que as pessoas com essa condição demorem para identificar a inflamação, prolongando o desconforto e comprometendo a qualidade de vida.
Para identificar a inflamação é importante se atentar aos sintomas e relatá-los ao dermatologista especializado em tricologia. Outro ponto de atenção é notar se a dor está acompanhada de queda excessiva de cabelo.
Segundo a dermatologista e tricologista Simone Neri, após o paciente buscar ajuda médica, o ideal é realizar uma ressonância magnética (RM), pois o exame é extremamente considerável no diagnóstico correto de pacientes que se queixam de dor no couro cabeludo.
Tratamento para tricodinia
O tratamento da tricodinia inclui uma série de fatores e recursos terapêuticos, psíquicos e clínicos. A tricologista Simone Neri esclarece que o tratamento com gabapentina pode ser indicado nesses casos, a fim de melhorar os sintomas de dor no couro cabeludo.
Além disso, a especialista em terapia capilar Rosimeri Cunha indica como opção o uso de shampoos de tratamento, loções calmantes, laser vermelho terapêutico e aromaterapia.
A dor e a queda de cabelo podem causar muita insegurança e ansiedade no paciente, portanto, é primordial buscar ajuda psicológica e/ou psiquiátrica para complementar o tratamento da tricodinia.
Fontes consultadas
- Dermatologista e tricologista, Simone Neri, especialista da Clínica Simone Neri - CRM: 80.919
- Tricologista e terapeuta capilar, Rosimeri A. Cunha, membro da Academia Brasileira de Tricologia (ABT).