Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, beleza, família e bem-estar, com foco em qualidade de vida.
O açaí é uma iguaria do norte do país que ganhou o paladar de muitos brasileiros. Sua versão mais popular é o creme de açaí, formado a partir da mistura da polpa da fruta com açúcar ou xarope de guaraná. A iguaria é bem versátil, compondo tanto receitas doces quanto pratos salgados.
Além da sua multifuncionalidade, o açaí também é conhecido por ser um alimento bastante nutritivo e bem calórico, o que gera dúvidas sobre os reais benefícios da fruta. Será que grávida pode tomar açaí? Veja o que dizem os especialistas.
Grávida pode tomar açaí?
De acordo com as obstetras Karina Tafner e Marcella Marinho, grávida pode, sim, tomar açaí! O alimento é uma ótima fonte de vitaminas, minerais, cálcio, magnésio e potássio, que são importantes para a manutenção da saúde da gestante e desenvolvimento saudável do bebê.
A fruta contém ainda aminoácidos, antioxidantes e fibras, que podem ajudar o corpo a combater os radicais livres e potencializar o funcionamento do sistema digestivo.
Mas qual a melhor opção: açaí doce ou salgado? Independente do sabor, a fruta terá a mesma eficácia, como explica a nutricionista Taciane Merlim. "A base do açaí é a mesma, o que difere se ele será doce ou salgado são os adicionais utilizados no preparo. No caso do doce, geralmente são frutas, açúcares e xaropes, e no salgado são os temperos e sal".
Ao consumir o açaí, é preciso apenas ter cuidado em relação à quantidade ingerida, por causa dos altos índices calóricos da fruta. Apesar disso, se consumida na dosagem certa, pode ser tranquilamente inserido na dieta das gestantes.
Quantidade segura de açaí na gravidez
Apesar dos inúmeros benefícios, é preciso consumir o açaí moderadamente durante a gravidez. Isso porque é um alimento bem calórico e, se consumido com bastante frequência, pode levar ao ganho exponencial de peso. Afinal, cada 100 gramas de açaí puro contém 58 calorias.
Para as gestantes que não possuem restrições dietéticas, a quantidade recomendada pela obstetra Marcella Marinho é de no máximo 150 gramas até três vezes por semana.
Já se a mulher sofre de diabetes gestacional, a dica é evitar tomar açaí durante toda a gravidez, por causa da alta concentração de açúcares e calorias.
Benefícios do açaí
Os componentes do açaí oferecem diversos benefícios para a saúde da mãe e do bebê durante a gravidez. Veja as propriedades listadas pelas obstetras:
- Coração saudável: a antocianina (antioxidante da fruta) ajuda a manter os níveis de colesterol. Isso melhora a composição do sangue e relaxa os vasos sanguíneos, fazendo com que o coração permaneça saudável e forte
- Ajuda no processo de digestão: prisão de ventre é um dos sintomas mais comuns da gravidez, e o açaí possui antioxidantes e fibras que ajudam o sistema digestivo a se manter funcional e limpo
- Contém vitaminas essenciais: o fruto do açaí é rico em vitaminas A, B1, B2, B3, C e E. Ele também contém cálcio, potássio, cobre, magnésio e zinco
- Melhora o sistema imunológico: as altas dosagens de vitamina C tornam o açaí um excelente estimulador imunológico
- Rico em proteínas e aminoácidos: a fruta possui proteínas e aminoácidos essenciais para a mãe durante a gravidez, e que auxiliam o bebê a crescer de maneira adequada
- Aumento de energia: o açaí aumenta os níveis de energia das mulheres grávidas, pois reduz a fadiga, a exaustão e a letargia. Além de ajudar a aliviar o estresse.
Como consumir o açaí na gravidez
Na hora de comprar o açaí, o ideal é priorizar a polpa sem xarope. Além disso, é essencial ficar sempre atento aos componentes presentes no rótulo.
"Pelo risco de contaminação no processo de preparo, é recomendável ingerir açaí pasteurizado, com menos aditivos e conservantes. Sempre procure essas informações nos rótulos e, em caso de falta desses dados, provavelmente não se trata de uma opção segura", orienta a médica Marcella.
O açaí é um alimento muito versátil. Sendo possível preparar creme com frutas, geléias, bolos, sorvetes e sucos. Ele também está presente em receitas salgadas, entre os ingredientes ou como acompanhamento.
Quando o açaí for consumido como sorvete ou com creme de frutas, a recomendação é evitar o excesso de acompanhamentos. Itens como leite condensado, xarope de guaraná, leite em pó, chocolates e guloseimas podem aumentar as chances de ganho de peso.