A fisioterapeuta Ana Luísa Marçal Sampaio é sócia-diretora da Unidade de Guarulhos do Instituto Pilates. A profissional...
iNão é segredo para ninguém que o pilates traz inúmeros benefícios para o corpo, entre eles uma maior consciência corporal, tonificação dos músculos, ganho de flexibilidade, além de melhora do equilíbrio, da coordenação motora, postura e respiração. Mas, para obtermos todos estes benefícios, é preciso conhecer as variações da prática e os benefícios de cada uma delas.
Em termos gerais, o pilates é formado por seis princípios fundamentais: concentração, precisão, respiração, centralização e movimento fluido. Cada um desses princípios atua com o intuito de melhorar nosso corpo e mente, seja no pilates solo ou em aparelhos. Entenda as diferenças entre cada tipo da modalidade e como escolher a melhor para você:
Pilates solo ou Mat pilates
O pilates solo, ou Mat Pilates, como também é conhecido, tem como principal característica a utilização do próprio corpo ou de diversos acessórios (como a meia lua, banda elástica, rolo de espuma e bola), que proporcionam uma maior variedade de desafios ao praticante. Esta variação é considerada uma atividade que exige maior esforço, força muscular, alongamento, equilíbrio e muita consciência corporal, porém, isso não significa que seja difícil.
Ao modo em que o aluno vai treinando o corpo, os movimentos ficam mais fáceis de serem realizados. Além disso, tanto iniciantes como pessoas em níveis mais avançados podem praticá-lo, já que esse método tem exercícios de nível inicial, intermediário e avançado, e precisam ser realizados com acompanhamento profissional.
Pilates em aparelhos
Já no pilates em aparelhos todos os exercícios são realizados de uma maneira rítmica, controlada, associada à respiração e correção postural, como também é feito no pilates solo. Nesta modalidade, o aluno tem o auxílio das molas, cama e empunhaduras, e a própria anatomia dos aparelhos faz com que ele execute com mais qualidade os exercícios do método.
A vantagem desse método é que os aparelhos dão uma sensação de segurança, principalmente quando os exercícios exigem maior equilíbrio ou mobilidade na execução dos movimentos.
Qual método escolher?
Como os princípios e objetivos são os mesmos e é possível utilizar as duas técnicas em uma mesma aula, minha dica para iniciantes, pessoas com lesões ou idosos, seria começar a realizar o pilates em um estúdio. Assim, é possível criar uma familiaridade com os movimentos com o auxílio do professor e dos aparelhos, e depois, começar a mesclar com posturas em solo.
Importante destacar que tanto em um, quanto no outro, há níveis iniciais, intermediários e avançados, sendo necessária a supervisão de um profissional durante os treinos e correção postural constante durante toda a aula.
Dessa forma, a escolha depende do objetivo de cada pessoa: há quem sinta mais prazer em realizar uma aula mais desafiadora com treinos em solo e outros que preferem os aparelhos para alinhar melhor e facilitar os movimentos, se necessário. Junto com o instrutor, escolha aquela que melhor se encaixa no seu perfil e objetivos.
Benefícios do pilates
Pilates ajuda a aliviar sintomas da TPM: veja como
Pilates ajuda a acabar com a dor na coluna e pescoço
Pilates auxilia no combate ao estresse e sintomas da ansiedade