Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, beleza, família e bem-estar, com foco em qualidade de vida.
O Instituto Nacional Real de Pessoas Cegas (RNIB, na sigla em inglês), principal ONG de pessoas com deficiência visual do Reino Unido, divulgou um protótipo do primeiro teste táctil de gravidez. Ele possibilita que, pela primeira vez, pessoas cegas ou com baixa visão tenham a chance de descobrirem sozinhas se estão ou não grávidas.
O teste oferece mais privacidade às pessoas com deficiência visual pois, com ele, não será mais necessário que outra pessoa interprete o resultado. "É muito invasivo, é constrangedor ter que pedir a alguém para pegar um objeto no que eu acabei de urinar e pedir 'você pode ler isso para mim?'", disse Danielle Cleary, que tem deficiência visual, em entrevista ao site Sky News.
A forma que o protótipo funciona é similar à dos testes de farmácia, com base na urina. A diferença é que o teste táctil levanta "bolhinhas" para indicar se há ou não a presença de hormônios da gravidez. O produto foi desenvolvido pelo designer independente Josh Wasserman, em parceria com a The & Partnership London.
A criação do teste faz parte da campanha "design para todos", do RNIB, que diz que ninguém deveria sacrificar sua privacidade por conta de um design mal concebido. O produto ainda está em fase de negociação com a empresa ClearBlue para ser produzido e comercializado.
Como fazer teste de gravidez comum em casa
Para descobrir se está ou não grávida em casa é preciso comprar um teste de gravidez de farmácia. Existem dois tipos: os que contêm um bastão com a fita (que indica a presença de hormônios da gravidez) dentro ou um pote e a fita separada.
O exame deve ser realizado cerca de 2 a 5 dias após o atraso menstrual e conforme as instruções do fabricante, que podem ser:
- Urinar diretamente na fita
- Coletar a urina em um copo e em seguida mergulhar a fita no recipiente
- Coletar urina em um copo e usar um conta-gotas para depositar a urina na fita.
Após esse procedimento, é preciso aguardar de 1 a 5 minutos para os agentes químicos reagirem e revelarem o resultado. Cada teste apresenta o resultado de um jeito diferente, como:
- Um risco para negativo e dois para positivo
- "-" para negativo e "+" para positivo
- Testes digitais podem mostrar a palavra "grávida" ou "não-grávida".