Redatora especialista em conteúdos de alimentação e beleza, com colaboração para as editorias de família e saúde.
O que é sucralose?
Químicos ou naturais, os adoçantes são capazes de imitar o sabor doce e servem como alternativa ao consumo de açúcar.
É o caso da sucralose, composto químico de origem sintética não nutritivo e sem calorias que pode ser até 600 vezes mais doce que a sacarose (açúcar natural), muito utilizada para adoçar receitas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) classifica a sucralose como um aditivo alimentar e a U.S. Food & Drug Administration (FDA), agência dos Estados Unidos, aprova o consumo desse adoçante como substituto do açúcar.
Como a sucralose é feita
A sacarose é utilizada para a produção da sucralose a partir de dois processos químicos: a desacetilação, que é a incorporação e retirada de grupos acetila de uma estrutura, e a polimerização, que é a formação de cadeias maiores, as macromoléculas.
Dessa forma, a sucralose é produzida em laboratório a partir do processo de substituição de três átomos de cloro por três grupos hidroxila na molécula de açúcar.
Benefícios do uso de sucralose
Por ser uma substância produzida em laboratório, o uso da sucralose apresenta outros benefícios além de adoçar, como:
- Baixo pH
- Fácil de dissolver
- Não provoca cáries
- Prazo de validade longo
- Boa estabilidade na água
- Boa estabilidade em altas temperaturas.
Quem pode consumir sucralose
A sucralose pode ser consumida por todos, incluindo pessoas com diabetes, grávidas, lactantes e crianças. Ela também pode ser utilizada por quem deseja reduzir o consumo calórico, já que não contém calorias.
Riscos do consumo de sucralose
A quantidade segura para ingestão da substância é de até 15 miligramas por quilo de peso. Ou seja, se uma pessoa pesa 60 quilos, ela pode consumir até 9 gramas do adoçante por dia. Quando consumida em excesso, a sucralose pode causar:
- Gases
- Tontura
- Diarreia
- Dor do estômago
- Náusea e vômitos
- Disfunção de memória
- Dificuldade de concentração.
Como consumir a sucralose
A sucralose pode ser usada no preparo de receitas por conta de sua estabilidade em diferentes temperaturas. Além disso, a substância também pode ser usada tanto em bebidas como cafés, chás e sucos quanto no preparo de doces e sobremesas, como bolos, pudins, mousses, tortas, geleias, entre outras preparações.
Produtos que contém sucralose
Por ser extremamente versátil, a sucralose é amplamente utilizada na indústria alimentícia. Confira alguns alimentos que contêm sucralose:
- Molhos
- Iogurtes
- Gelatinas
- Refrigerantes
- Leite fermentado
- Sobremesas prontas
- Bebidas à base de frutas.
Onde comprar e preço
É possível encontrar a sacarose em pó ou líquida em lojas de produtos naturais e de culinária, além de mercados ou na internet. Em média, uma embalagem de 75 mililitros de sucralose custa R$ 15. Como a quantidade do produto usada em receitas e preparos do dia a dia costuma ser bem pequena, ela pode durar bastante.
Receitas com sucralose
Mocaccino
Ingredientes
- 1 colher de chá de café solúvel em pó
- 200 ml de leite desnatado
- 4 gotas de sucralose líquida
- 2 colheres de sopa de achocolatado diet em pó
- Canela em pó a gosto.
Modo de preparo
Em uma caneca grande, misture o café, uma colher de sopa do leite e o adoçante. Bata até o café diluir. Então, acrescente o chocolate, a canela e misture bem. Por fim, acrescente o restante do leite já quente.
Bolo de chocolate
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de óleo
- 4 ovos
- ½ xícara de chá de leite
- 3 colheres de sopa de sucralose em pó
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 colher de sopa de fermento químico.
Modo de preparo
No liquidificador, bata os ovos, o óleo, o cacau, a sucralose e o leite. Então, misture delicadamente a farinha de trigo e por último o fermento. Transfira a massa para uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por, aproximadamente, 50 minutos.
Fontes consultadas
- Juliana Vieira (CRN3-44442), nutricionista
- Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN)
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
- U.S. Food & Drug Administration (FDA).