Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, beleza, família e bem-estar, com foco em qualidade de vida.
No fim da gestação são comuns mudanças físicas no corpo da gestante por conta do crescimento do bebê e da aproximação do trabalho de parto. Essas mudanças podem causar dores e sintomas diferentes. A dor no umbigo, por exemplo, é uma das mais relatadas entre as grávidas. Ela é parecida com "fisgadas" ou "pontadas" na região e gera bastante desconforto.
Por ocorrer em uma região peculiar, essa dor costuma deixar as gestantes preocupadas. Entenda se é normal ter dor no umbigo no final da gestação, quais são as possíveis causas e o que fazer para amenizá-la.
É normal ter dor no umbigo no final da gravidez?
Apesar de estranho, é normal ter dor no umbigo no final da gravidez. "Ela pode ser causada, principalmente, pelo estiramento de ligamentos abdominais que ocorrem com o crescimento do útero durante a gestação", explica Paula Izquerdo, ginecologista e obstetra do ClubSaúde.
O desconforto também surge com o estiramento excessivo da pele. Mas, se a dor for contínua e acompanhada de náusea, febre e vômito, é preciso procurar ajuda médica, pois pode ser sintoma de alguma infecção ou hérnia umbilical.
Caso a dor umbilical apareça junto com o endurecimento da barriga e contrações uterinas, ela ainda pode indicar o início do trabalho de parto. Por isso, é importante atentar-se aos sintomas que secundam essa dor, pois ajudam a chegar em um diagnóstico adequado.
É possível prevenir?
Por aparecer em decorrência do aumento do volume uterino, não é possível se prevenir da dor de umbigo no final da gestação. Entretanto, a ginecologista indica algumas ações adotadas pela gestante que podem ajudar a aliviar essa dor, como:
- Dormir, preferencialmente, de lado
- Usar cintas específicas durante a gravidez
- Evitar o uso de roupas apertadas
- Hidratar bastante a pele, principalmente na região da barriga.
Dores na gravidez
8 dores mais comuns na gravidez (e como amenizá-las)
Como prevenir e aliviar as dores nas costas na gravidez
Dor de cabeça na gravidez é normal? Veja como aliviar o problema