Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é
O kickboxing é um esporte pertencente ao grupo de artes marciais praticado por meio de chutes e socos. Considerada uma luta moderna, essa prática foi criada com base em outros tipos de lutas de origem asiática, mesclando alguns de seus movimentos, como é o caso do karatê.
Segundo a WAKO (Associação Mundial de Organizações de Kickboxing), o esporte pode ser realizado em nível competitivo ou recreativo, dependendo das aspirações de cada praticante. A instituição afirma que o kickboxing é uma luta projetada para melhorar a saúde do corpo, gerando força e resistência.
Variantes do kickboxing
Edson Santos, profissional de educação física e professor de luta da Be Best Energy, explica que a graduação do kickboxing é dada através de faixas (branca, amarela, laranja, verde, azul, marrom e preta), que servem para identificar os praticantes de acordo com sua experiência e tempo de luta. Ele conta que há diferentes sub-modalidades dentro do esporte. Entre elas:
Musical forms
É feita uma apresentação com ou sem armas, de modo individual. O atleta escolhe uma música e faz uma coreografia simulando uma luta, realizando movimentos de ataque e defesa.
Light contact
É uma luta que envolve golpes de socos e chutes dados acima da linha da cintura, sem excesso de força, apenas golpes controlados. Vence o atleta que fizer mais pontos ao tocar o adversário.
Point fight
A luta é pausada a cada ponto e golpe contundente desferido no adversário. É uma das modalidades que mais se assemelham ao karatê, uma das origens do kickboxing.
Full contact
A luta é realizada com total contato, valendo pontuar e nocautear. Entretanto, os socos e chutes só podem ser executados da cintura para cima.
Low kicks
Exatamente igual ao full contact, mas com a permissão de que sejam realizados golpes que envolvem chutes nas coxas.
K1
É a modalidade mais completa de todas, em que todos os golpes (socos, chutes e joelhadas) podem ser aplicados em todo o corpo (exceto partes genitais), visando sempre o nocaute.
Benefícios
De acordo com Edson, o kickboxing é considerada uma atividade mista, que envolve tanto a capacidade aeróbia, que são atividades de baixa e moderada intensidade que proporcionam uma melhoria cardiorrespiratória (aumento de fôlego), quanto a capacidades anaeróbia, que são as atividades de alta intensidade que trabalham força e potência.
Entre os principais benefícios do kickboxing estão:
- Manutenção da saúde e fortalecimento físico
- Equilíbrio físico e mental
- Estabilidade emocional
- Manutenção do peso
- Disciplina do jovem em todas as suas áreas de atuação
- Integração social com os demais companheiros e com a sociedade, respeitando o próximo e a si mesmo
Quem pode praticar?
O kickboxing é uma luta aberta para todos os gêneros, com a recomendação de que seja praticada a partir dos oito anos de idade. Entretanto, assim como qualquer tipo de atividade física, há algumas restrições em torno dessa modalidade.
Edson Santos conta que, por ser considerada uma atividade prática de alta intensidade, é aconselhado que o histórico de saúde do praticante seja apresentado.
"Pessoas que possuem pressão alta ou baixa, assim como algum problema cardíaco, devem possuir uma liberação médica, dadas as variações de pressão e frequência cardíaca durante a prática dos exercícios", diz o educador físico.
No caso de pessoas que apresentam limitações ou algum tipo de deficiência física, o especialista conta que pode ser recomendada a procura de um profissional capacitado e disposto a adaptar os movimentos do esporte para tal condição.
Fontes
Edson Santos, profissional de educação física e professor de luta da Be Best Energy
WAKO (Associação Mundial de Organizações de Kickboxing)