Claudia Chang é médica endocrinologista especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, doutora...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, beleza, família e bem-estar, com foco em qualidade de vida.
O chá de sene é uma bebida medicinal comumente usada contra prisão de ventre. A erva sene, também conhecida como sena, cene e cássia, pode ser facilmente encontrada em mercados e lojas de especiarias, e possui propriedades antioxidantes, laxativas, anti-inflamatória e vermífugas que ajudam a "soltar" o intestino.
O chá age no intestino grosso, liberando uma substância laxante que causa irritação na região, aumentando os movimentos que o intestino realiza para expelir o bolo fecal - a movimentação pode ser intensa, causando até mesmo diarreia. Além disso, o chá diminui a reabsorção de água do organismo, evitando retenção de líquidos.
Como fazer chá de sene?
É possível consumir o sene em folhas - como chá - ou cápsulas de 100 a 300 mg. O chá de sene é bem simples de fazer, veja como:
Ingredientes
- Folhas de sene
- Água
Modo de preparo
Adicione a água em uma panela e deixe no fogo até levantar fervura. Em seguida, coloque as folhas de sene e deixe descansar por cinco minutos. Depois, coe e beba de duas a três vezes ao dia, sem açúcar. As propriedades do chá demoram de seis a 12 horas para fazer efeito, por isso, prefira ingerir a bebida à noite.
Para que o chá não seja prejudicial à saúde intestinal, é preciso respeitar o limite de consumo. "Chás medicinais não devem ser consumidos por mais de 10 dias, no caso do chá de sene, não deve ser consumido além de uma semana (sete dias)", indica Laura Copetti, nutricionista na TopMed.
Chá de sene emagrece?
Apesar do que é popularmente dito, não existe comprovação científica de que o chá de sene emagrece. Por causa do fator irritativo para a mucosa intestinal, a erva causa diarreia - isso desincha e deixa com a sensação de emagrecimento. "É muito mais uma perda de líquido pelo quadro de diarreia do que propriamente uma perda de peso", explica a endocrinologista Claudia Chang.
Por isso, se o objetivo é emagrecer, o uso do chá de sene não é recomendado. "A melhor forma para emagrecer definitivamente é por meio de uma alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos", orienta a nutricionista Juliana Vieira.
Efeitos colaterais do chá de sene
De acordo com os especialistas, se o chá de sene for consumido em grande quantidade, sua ação laxante pode ser extremamente forte, causando:
- Desidratação
- Vômito
- Diarreia
- Aumento do fluxo menstrual
- Hipocalemia
- Má absorção intestinal
Se o uso do chá medicinal for constante, ele pode ser nocivo à saúde intestinal, causando até mesmo efeito oposto do uso inicial, como:
- Constipação
- Nefrite
- Colite
- Aumento do risco de câncer colorretal
"Alguns indivíduos também podem desenvolver reações não esperadas ao produto, como inflamações no fígado e rim, gerando graves problemas médicos", alerta Rogério Alves, gastroenterologista do Hospital Beneficência Portuguesa. Por isso, é muito importante consultar um médico antes de iniciar o consumo do chá de sene.
Contraindicações
O chá de sene não é indicado para menores de 10 anos, gestantes, lactantes, idosos e mulheres em período menstrual. Pessoas com sensibilidade intestinal, obstrução intestinal crônica, doença de Crohn, insuficiência hepática, renal ou cardíaca, colite ulcerosa, apendicite, hemorróida, hipocalemia e enterite também não podem ingerir a bebida.
Além disso, remédios para o coração, laxantes, cortisona e diuréticos não devem ser ingeridos junto com o chá de sene, pois ele pode alterar o efeito da medicação.