Uma pesquisa realizada pelo Banco Mundial estimou que a geração global de resíduos sólidos (lixo) aumentaria de mais de 3,5 milhões de toneladas por dia em 2010 para mais de 6 milhões de toneladas por dia em 2025. O Banco Mundial também prevê que, em 2100, as taxas de geração de resíduos sólidos passarão de 11 milhões de toneladas por dia.
Segundo um estudo do WWF (Fundo Mundial para a Natureza), o ecossistema sofrerá com a poluição de mais de 104 milhões de toneladas de plástico até 2030 caso mudanças não aconteçam na relação da população com o material e com o seu descarte correto.
Falando apenas sobre o Brasil, o país é, de acordo com dados do Banco Mundial, o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo. Com 11,3 milhões de toneladas, o país fica atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.
Segundo um levantamento da WWF, baseando-se nos dados do Banco do Mundial, o Brasil produz aproximadamente um quilo de lixo plástico por habitante a cada semana. O lixo prejudica o meio ambiente das seguintes formas:
- Contaminação da água
- Contaminação do ar
- Contaminação do solo
- Altos custos sociais e econômicos
- Prejudicando a saúde humana
Saiba mais: Microplásticos: o que são e como afetam o meio ambiente
Como melhorar a situação?
Em primeiro lugar, é necessário ter mais atenção ao descarte correto - reciclagem, compostagem, aterros sanitários ou incineração - para cada tipo de resíduo. Além disso, é possível ajudar com mais educação sobre o tema e evitando o uso de materiais descartáveis ou de uso único, como garrafas de plástico, copos de plástico/papel, canudos de plástico/papel, talheres descartáveis e afins.
Desse modo, a sua produção de resíduos sólidos será minimizada e você estará fazendo escolhas conscientes, ajudando não apenas o meio ambiente como também o seu bolso. Pensando nisso, aqui vai uma lista de produtos para diminuir o descarte de lixo.
Canudos reutilizáveis
Os canudos reutilizáveis - inox, vidro ou bambu - são substitutos do canudo de plástico ou de papel, evitando descarte de lixo.
O inox é um material 100% reciclável e, caso mantido do jeito certo, tem uma vida útil muito longa. Ou seja, é possível comprar um ou mais e evitar comprar outro, economizando dinheiro e ajudando o meio ambiente. Para adquirir o produto, clique aqui.
O canudo de vidro, por ser transparente, é fácil de limpar. Como ponto negativo temos sua fragilidade, sendo suscetível a quebrar ou trincar. Fora isso, assim como o de inox, ele é reciclável, durável e prático. Para adquirir o produto, clique aqui.
O canudo de bambu também é uma ótima opção, sendo natural e reutilizável. O único ponto negativo é que sua durabilidade não é tão grande quanto a dos anteriores - dura por apenas três anos. Para adquirir o produto, clique aqui.
Garrafa reutilizável
Garrafas reutilizáveis vêm em diversos materiais: metal, inox, vidro e entre outros. Elas são ótimas substitutas da "garrafinha pet", feita de plástico, descartável e extremamente prejudicial para o planeta.
Com elas é possível carregar água, sucos, chás, e café - existem garrafas reutilizáveis térmicas -, possibilitando que você leve a bebida de sua preferência, gaste menos dinheiro e ajude o meio ambiente. Para adquirir o produto, clique aqui.
Copo retrátil reutilizável
Normalmente produzidos em silicone, os copos retráteis são uma boa opção tanto para a saúde do planeta quanto para a nossa. Isso porque o copo descartável contém a substância "Estireno" que, ao entrar em contato com líquidos quentes, pode se soltar e prejudicar o organismo. Além disso, esses copos reutilizáveis evitam o descarte de papel ou plástico. Para adquirir o produto, clique aqui.
Talheres reutilizáveis
Bilhões de utensílios são descartados todos os anos; muitos deles acabam na natureza exatamente porque são jogados fora. Para ajudar a resolver esse problema uma boa alternativa é ter sempre talheres reutilizáveis, sejam de metal - aqueles que você tem em casa ou outros próprios para serem carregados no dia a dia -, bambu, fibra etc.
Para adquirir talheres de bambu, clique aqui. Para adquirir os de metal, clique aqui. Para adquirir talheres de fibra, clique aqui.
Ecobag (Sacolas ecológicas)
As ecobags, ou sacolas ecológicas, substituem as sacolas plásticas do supermercado, extremamente nocivas para a fauna e flora do planeta. Para frutas e legumes existem as ecobags feitas de rede. Além disso, são uma economia de dinheiro e muito mais resistentes do que as sacolas plásticas. Para adquirir uma ecobag, clique aqui. Para adquirir uma ecobag de rede, clique aqui.
Recipiente reutilizável para comida
Um recipiente reutilizável para comida é essencial para evitar materiais plásticos descartáveis. Ele pode vir em forma de cumbuca de bambu ou fibra, pratos reutilizáveis ou recipientes para marmitas. Para adquirir uma cumbuca de bambu, clique aqui. Para adquirir um recipiente de marmita, clique aqui.
Shampoo, condicionador e desodorante sólido
Tanto shampoos quanto condicionadores e desodorante são embalados em vários materiais, a maioria de plástico. Quando os produtos acabam, suas embalagens são jogadas fora e viram lixo. Para que isso seja evitado, as opções em barra são muito boas. Para adquirir o shampoo em barra, clique aqui. Para adquirir o condicionador em barra, clique aqui.