Psicóloga, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); com Extensão em Psicogerontologia (Terce...
iEmbora ainda cheia de tabus e preconceitos, a sexualidade na maturidade é não apenas possível como pode ser muito bem vivida. Em uma pesquisa sobre o comportamento sexual dos brasileiros realizada pelo Prosex foi possível observar que 87% dos homens e 51% das mulheres acima dos 60 anos afirmam manter uma vida sexual ativa.
A sexualidade é um aspecto presente em todas as idades e, mais do que a relação sexual, envolve a identidade, a orientação da atração sexual, a afetividade por meio de atos e também de pensamentos e a imaginação. Por isso, não importa qual a idade, a sexualidade vai ser sempre parte da vida.
O contato sexual e também todo o contato íntimo promovem sensação de prazer, relaxamento e manutenção do amor próprio. Além disso, uma vida sexual com prazer contribui para manter a saúde física, a disposição e o humor em dia.
Sexo e envelhecimento
As pessoas ainda veem a sexualidade na maturidade com estranheza, reservando a vida sexual ativa aos mais jovens. Para os homens, o principal tabu é a perda da ereção e da potência sexual e para as mulheres a perda da beleza: ambas situações ligadas a uma valorização da juventude. Esta depreciação do corpo do idoso é um dos fatores que gera a diminuição do sexo nesta faixa de idade.
Dificuldades para as mulheres
Para as mulheres, muitas vezes as dificuldades envolvem perda da vontade, do desejo sexual. Entre as causas físicas, as alterações hormonais, como as que ocorrem na menopausa, podem contribuir para diminuir a libido e dificultar relações com penetração, uma vez que a região íntima pode ficar mais sensível e provocar dor.
Já as causas psicológicas tendem a estar mais presentes. O jeito como se encara o processo de envelhecimento, o desgaste do relacionamento com a parceria e a própria vergonha em sentir e admitir ter vontade de sexo nesta idade podem gerar bloqueios.
Dificuldades para os homens
Para os homens a diminuição da ereção e do vigor físico tendem a ser marcantes. As causas físicas vão desde perdas hormonais até diabetes e doenças cardíacas. Quanto ao psicológico, ao se dar conta de que não têm o mesmo desempenho de quando era jovem, o homem pode ter um bloqueio do interesse sexual, além de dificuldade em se abrir para novas e criativas formas de dar e receber prazer.
Sexo protegido sempre
Sexo seguro é sempre sexo protegido, para qualquer idade. O maior desafio na terceira idade é que os idosos não foram ensinados a fazer sexo protegido: muitos nunca usaram um preservativo na vida, por exemplo. Mudar este padrão e inserir o preservativo masculino ou feminino nas relações pode ser um grande desafio, mas é possível.
Realizar treinos só, experimentando o preservativo, é uma opção. Também é válido o uso de preservativos diferentes, com sabores e texturas variados para estimular a criatividade, o prazer e a excitação.
Dicas para apreciar o sexo na terceira idade
- O sexo na terceira idade pode ser pleno de prazer. Contudo é preciso aceitar as mudanças físicas e ter criatividade a respeito delas. Esqueça o desempenho do jovem e busque novas formas de contato íntimo e de satisfação sexual.
- Tire o foco da penetração e aprenda a estimular e receber estímulo em outras áreas do corpo. É preciso ampliar o contato com o corpo todo, pois nesta fase a excitação, a ereção e a lubrificação demoram mais para acontecer.
- Experimente acessórios e produtos eróticos. Uma camisinha diferente, lubrificantes com sabor e aroma e brinquedos sexuais. É uma fase para explorar a criatividade, estimulando o prazer físico e a excitação psicológica também.
- Abra a possibilidade de conversar sobre sexo com seu parceiro ou parceira. Sentir-se confortável é fundamental e nada melhor do que trazer o assunto à tona. Fale de suas dificuldades e também de suas preferências. Busquem juntos soluções para as dificuldades!
- Faça visitas regulares ao urologista e ginecologista. Estes especialistas podem indicar os melhores tratamentos e alternativas para algumas dificuldades.
- Procure um psicólogo especialista em sexualidade. Este profissional vai ajudar o casal a enfrentar e superar medos e tabus referentes ao envelhecimento, a melhorar o relacionamento e a encontrar novas formas prazerosas de fazer sexo.
Informação legal
Quem já chegou, diz que é a melhor fase da vida!